DPaschoal completa 72 anos com inovação e prestação de serviço

DPaschoal completa 72 anos com inovação e prestação de serviço

Empresa que começou em Campinas (SP) é hoje a maior rede de centro automotivos do Brasil 

A DPaschoal, rede de oficinas do Brasil e uma das empresas mais inovadoras em serviços automotivos de manutenção, completou 72 anos no em 1º de junho. Presente nas principais cidades das regiões Sul e Sudeste, a rede DPaschoal conta com mais de 130 lojas próprias e 1.000 credenciadas com tecnologia e inovação para atender automóveis, pesados (caminhões), modelos off-road e veículos agrícolas. Desde que começou, em 1949, a companhia sempre aplicou diferenciais como o respeito por colaboradores e fornecedores, cortesia no trato com os clientes, responsabilidade e preocupações sociais.

“Adotamos nos últimos anos o compromisso de tratar o cliente com mais respeito e transparência. Passamos a usar o lema ‘Medir e Testar antes de Trocar’ e conquistar cada vez mais a confiança do consumidor, apresentando diagnósticos precisos das necessidades de reparo nos veículos. Intensificar ações desta maneira, está dentro dos nossos valores que foram construídos por mais de sete décadas”, diz Luís Norberto Pascoal, presidente da DPaschoal.

Hoje, os serviços prestados mudaram, estão mais dinâmicos. Nos anos 1950, não existiam, por exemplo, as máquinas de desmontar pneus das rodas. Com isso, um serviço de troca do componente era muito mais demorado. Outra questão que mudou é a quantidade de veículos disponíveis no mercado, e consequentemente, as peças de reposição. Naquela época existiam de cinco a nove tipos de automóveis, atualmente, há uma gama com quase mil modelos.

“A tecnologia nos permite identificar e avaliar peças sem precisar fazer a retirada do veículo. Um exemplo está nos amortecedores, onde patenteamos o sistema Audio Shock, que verifica a eficiência do componente de acordo com o ruído promovido em funcionamento. Recursos como esses contribuem para mão-de-obra mais assertiva, além de diminuir o número de substituição de componentes sem a necessidade, evitando o desperdício”, explica Leandro Vanni, Gerente de Treinamentos da DPaschoal.

Pensando em aproveitar melhor as peças já utilizadas que nasceu, em 2007, o programa Economia Verde, que incentiva o consumo consciente, com dicas e orientações quanto à utilização de peças e pneus ao máximo da vida útil. Estima-se que em mais de 10 anos, a DPaschoal já deixou de trocar desnecessariamente 2,5 milhões de pneus e peças. Entre o ano de lançamento e maio de 2021, o programa destinou mais de 75.000 toneladas de resíduos gerados nas operações de reparação. Deste volume, 44.000 toneladas foram pneus e 9.000, peças.

O consumidor Ricardo Olivatto, foi à unidade da DPaschoal em Bragança Paulista (SP) e se surpreendeu com o atendimento da loja. “Recebi um ótimo serviço e percebi a preocupação dos consultores técnicos em me mostrar e explicar as peças que precisavam ser trocadas no veículo. Tudo com entrega de laudos e parametrizado, elevando o grau de confiança entre cliente e oficina. Os profissionais estão de parabéns, desde o primeiro contato até a entrega final do carro”, finaliza.

Gislene Marinho Costa, foi à unidade da DPaschoal em Criciúma (SC) e disse que chegou para resolver um problema na bateria e o avaliador explicou que no componente havia avaria. “Então, aproveitei para fazer alinhamento e balanceamento. Foi quando na máquina de precisão, foi identificado um dano no amortecedor no qual o técnico me explicou, por meio de laudo, que era necessário efetuar a troca”, explica Gislene satisfeita com o diagnóstico e pelo direcionamento.

Outra recente inovação da DPaschoal foi o lançamento do novo e-commerce, um canal de vendas independente e com condições exclusivas e competitivas no ambiente on-line. O dpaschoal.com está disponível para oferecer soluções aos clientes que buscam atendimento 24 horas por dia durante os sete dias da semana para as linhas leve, pesada, moto e equipamentos agrícolas. A DPaschoal também transformou o site em um marketplace para que outras empresas do setor possam vender os seus produtos no espaço, além da possibilidade de cada loja personalizar o local no site, com produtos do segmento desejado. Com uma ampliação, o consumidor que tinha 250 produtos, entre pneus e peças automotivas para compra, agora, tem mais 25 mil itens à disposição, todos com a opção de delivery ou de retirada na loja.

Com um faturamento anual, registrado em 2020, de R$ 1.7 bilhão, e com uma perspectiva de faturamento de R$ 2.1 bilhões para 2021, o grupo DPaschoal continua investindo em melhorias e tecnologias.

Outro marco é o treinamento de mais de 130 mil pessoas por meio do Maxxi Training Academy, plataforma de treinamento presencial e on-line que apoia, forma, capacita e atualiza tecnicamente os participantes do aftermarket e jovens iniciantes no setor. Elaborado em parceria com mais de 25 empresas fabricantes, o programa registra mais de 10 mil cursos.

Por meio da Fundação Educar, investimento social da Companhia DPaschoal que atua com educação para a cidadania, foram doados nos últimos 20 anos mais de 40 milhões de livros. Ao todo, 16 mil instituições sem fins lucrativos receberam as publicações. Também foram produzidos 200 títulos e desenvolvido 250 projetos para crianças e adolescentes de escolas públicas.

A história da DPaschoal é marcada por pioneirismo, inovação e dedicação. Há mais de 110 anos, Miguel Paschoal servia café para seus clientes numa banca no Mercado Municipal de Campinas. Em 1935, Miguel fundou o posto Bonfim, no bairro de mesmo nome. Após sua morte, o filho Donato assumiu o comando, construiu outro posto no centro da cidade e o vendeu pouco depois. Com o estoque restante de pneus, ele passou a visitar os pontos de táxi oferecendo sua mercadoria. Esse foi o embrião da DPaschoal, fundada em 1º de junho de 1949 sob o nome fantasia de Casa dos Pneus.

No ano de 1954, uma nova loja foi inaugurada em Campinas. Seu estilo inovador foi considerado um marco arquitetônico na história recente da cidade. Em meados dos anos 1960, a DPaschoal prosseguiu sua expansão pelo interior de São Paulo e pelo Sul de Minas Gerais.

Ao final da década de 70, a DPaschoal atinge a marca de mais 30 lojas. Em 1980, numa rápida expansão, chega ao Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com a tecnologia cada vez mais acessível e presente no cotidiano, a DPaschoal sempre investiu no desenvolvimento de soluções, sem esquecer do fator humano e do atendimento próximo, características presentes desde a banca de café do senhor Miguel.

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