Variedade infinita, a tendências de cores para 2022

Variedade infinita, a tendências de cores para 2022

Simultaneidade em vez de linearidade – a coleção mostra uma nova diversidade de cores

Os designers da Divisão de Tintas da BASF se aprofundaram em novos espaços de cores para a Coleção de Tendências de Cores Automotivas 2021-2022. Extraindo um fenômeno da mecânica quântica, a coleção deste ano é chamada de SUPERPOSITION (sobreposição), um estado onde a limitação dos sistemas binários é superada.

Em outras palavras, as coisas não são apenas preto ou branco, cara ou coroa, um ou zero. O mundo tem um número incontável de variedades, e essa coleção está imersa nelas. As cores se beneficiam de um vocabulário ilimitado de design, que pode ser alegre e sério, confortável e perturbador, ou organizado e caótico ao mesmo tempo.

“Todos os anos, a partir de um estudo profundo, os designers da BASF oferecem inspiração para os designers da indústria automotiva. Nesta coleção, a cor-chave para a América do Sul é uma combinação única e muito expressiva, que potencializa um formato 3D no veículo”, explica Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul. A cor Amicable Glimmer é uma superposição de amarelo pálido e suave, combinado com uma leve chuva de flocos de vidro que brilham sobre a superfície. Os detalhes do estudo foram apresentados em evento no onono por Paul Czornij, Chefe de Design Automotivo das Américas e ficará disponível na plataforma onono+.

América do Norte – O conceito de equilíbrio

Os futuros designs de cores da América do Norte se voltaram para o conceito de equilíbrio que impressiona com a estabilidade humana. Os espaços coloridos estão ancorados em otimismo e resiliência, e mostram o potencial para a humanidade seguir em frente apesar dos desafios.

“Encontramos o equilíbrio entre o mundo natural e o sintético para criar cores calmas, firmes e instigantes. Elas atraem o visualizador para sensações únicas que atuam em múltiplos níveis não binários”, considera Paul Czornij, Chefe de Design Automotivo das Américas.

EMEA – Cores surpreendentes e instigantes

As cores projetadas para a Europa, Oriente Médio e África adotam posições de cores familiares, mas as modificam com o auxílio de novos efeitos, gradientes de cores sutis, ou um comportamento de brilho específico. Os tons de cinza mudam sua coloração de acordo com o ângulo de visão. Tons de azul são claros, reflexivos e estruturam a superfície.

“Estas cores surpreendentes e instigantes são uma sobreposição de tons complexos que desafiam a nossa percepção”, diz Mark Gutjahr, Chefe de Design de Cores Automotivas, EMEA.

Ásia Pacífico – Recarga e reflexão sobre o amanhã

A Ásia Pacífico viu a mudança social como a sua maior tendência para 2021. Muitos usaram o tempo que tiveram para recarregar, refletir sobre o amanhã e produzir energia para o futuro.

De uma uniformidade de pensamentos, produtos e materiais do passado veio a flexibilidade e a liberdade. Tudo e todos devem ser aceitos – não apenas as pessoas, mas também os produtos e os materiais. Tudo pode ser flexível.

“As cores-chave da Ásia Pacífico são tons claros e limpos que evocam o visual emocionante da primavera e a esperança de futuro que ela traz”, afirma Chiharu Matsuhara, Chefe de Design Automotivo, AP. “Elas mostram um nível mais elevado de compreensão do nosso mundo diversificado.”

Especialização em Cores da Divisão de Tintas

Todos os anos, os designers da Divisão de Tintas da BASF estudam as tendências futuras que utilizam como base para o desenvolvimento da superfície, da textura e das posições de cor. Eles se inspiram na indústria, na moda, nos produtos de consumo, na natureza e em muito mais.  Esta pesquisa é compartilhada com os clientes da BASF, os designers automotivos, a fim de conduzir futuros planos de produção em massa.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário