Aniversário de Shakespeare: filmes baseados na obra

Aniversário de Shakespeare: filmes baseados na obra

O dia 23 de abril marca o aniversário de nascimento e morte do dramaturgo que ainda hoje é atual

Apesar do dia exato do nascimento de William Shakespeare (1564-1616) ser desconhecido, é de consenso geral marcar sua data de nascimento e morte no mesmo dia – 23 de abril. Considerado um dos maiores dramaturgos ingleses de todos os tempos, para celebrar a sua importância para o desenvolvimento da literatura, teatro e poesia, este mês é marcado por atividades em todo o mundo que lembram o artista.

Sua obra inclui 38 peças, dois poemas narrativos, 154 sonetos e versos de autoria ainda incerta. Shakespeare contribuiu muito para o registro e a uniformização da língua inglesa moderna. O autor enriqueceu o idioma ao utilizar um vocabulário com cerca de 15 mil palavras e locuções, 3.000 delas de sua autoria. “É notável o número de palavras registradas pela primeira vez em sua obra, bem como expressões que se tornaram praticamente “ditados” com o passar dos séculos”, ressalta a professora do Integral Bilíngue e do Marista Idiomas no Colégio Marista Anjo da Guarda, Carmem Camargo.

A obra do bardo, como é chamado, também é de grande relevância para linguistas que estudam a história das estruturas gramaticais no inglês. Além disso, a maioria absoluta de autores de língua inglesa ao redor do globo foi influenciado por Shakespeare. Como seus textos tratam de temas que até hoje são atuais, são utilizados com frequência pelo teatro, cinema e televisão. Confira alguns exemplos que são baseados em Shakespeare e talvez você ainda não sabia:

O Rei Leão (1994 e 2019)

Inspirado em Hamlet, a famosa animação da Disney conta a história de um jovem príncipe que é ameaçado pela ira de seu tio, que mata seu pai para assumir o trono do reino. Depois de fugir para salvar a própria vida, o pequeno leão faz amigos e conhece um outro lado da floresta até então desconhecido.

10 coisas que eu odeio em você (1999)

O longa que trouxe sucesso a Heath Ledger é baseado em A Megera Domada. Ele é um garoto um pouco desajustado que é contratado para namorar a irmã mal humorada de uma menina da escola. Como os pais das garotas só permitem que a irmã mais nova namore depois que a mais velha tiver um namorado, o esquema é montado, mas logo descoberto.

Meu Namorado é um Zumbi (2013)

Uma história de amor um tanto quanto inusitada, une a humana Julie e o zumbi R, em um cenário pós-apocalíptico. Ao tentar sobreviver em um aeroporto tomado por zumbis, o casal se encontra e se une, trazendo cenas divertidas e também que inspiram alguma reflexão. O filme é adaptado da obra de Isaac Marion, que se baseou em Romeu e Julieta.

Ela é o Cara (2006)

Quando Sebastian se ausenta do time de futebol do colégio e sua irmã, Viola, toma seu posto como um garoto, o disfarce funciona bem mas só até certo ponto. O filme, com Amanda Bynes e James Kirk é uma releitura de Noite de Reis.

Shakespeare apaixonado (1998)

Apesar da história não ser inspirada em nenhuma obra de Shakespeare, é na verdade um retrato do próprio autor enquanto escrevia o romance Romeu e Julieta. O longa deu a Gwyneth Paltrow um Oscar pela atuação de Viola, a filha de um mercante, que disfarça de homem para poder atuar, mas que acaba se apaixonando pelo autor.

Sem Comentários

Insira um Comentário