Maio Amarelo: manutenção preventiva dos pneus

Maio Amarelo: manutenção preventiva dos pneus

Manutenção do veículo é essencial para a segurança de motoristas e passageiros, aumentando a performance e segurança do veículo

Alertar os motoristas para um trânsito mais consciente e investir na segurança deles é uma preocupação constante da Bridgestone. Dessa forma, no mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, conhecido como Maio Amarelo, a companhia compartilha 10 cuidados sobre manutenção preventiva que vão aumentar a segurança e performance do veículo.

  1. Os pneus devem ser calibrados semanalmente, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.
  2. O rodízio dos pneus é importante para um desgaste uniforme. Para isso, deve ser realizado nos veículos com pneus radiais a cada oito mil quilômetros rodados e veículos com pneus diagonais a cada cinco mil quilômetros.
  3. O excesso de peso do veículo compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais, por isso, é essencial evitar a sobrecarga.
  4. Além dos pneus, o motorista deve realizar a manutenção preventiva de todo o veículo: amortecedores, molas, freios, rolamentos, entre outros itens.
  5. Deve-se utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.
  6. O alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus devem ser realizados sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus (quando apresentarem desgastes irregulares), na substituição de componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros.
  7. Sempre utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.
  8. Periodicamente, o motorista deve observar o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o limite para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro.
  9. O pneu não deve entrar em contato com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
  10. A direção agressiva deve ser evitada, como freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Os condutores devem estar atentos à existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso.

“O cuidado com as condições do veículo é essencial e a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente, submetendo todos os itens de segurança a uma revisão, sempre respeitando as especificações do manual do proprietário”, comenta Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

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