Férias de Julho: cheque os pneus antes de viajar

Férias de Julho: cheque os pneus antes de viajar

Além da pressão, do alinhamento e do balanceamento, é importante verificar a condição das válvulas, observar possíveis bolhas e também o nível de desgaste dos pneus

As estradas de todo o país terão um tráfego ainda mais intenso nas próximas semanas com o início das férias escolares. Se você tem planos para viajar com o seu carro vale antes conferir três dicas importantes da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã:

1 – Cheque a calibragem

A pressão interna dos pneus deve ser medida quinzenalmente com eles ainda frios, sempre obedecendo a inflação sugerida pelo fabricante do veículo. Durante o processo, um pneu que apresente com frequência uma pressão inferior aos demais pode estar furado, com a válvula desgastada, montado em uma roda amassada ou trincada.
Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera uma significativa economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada.

2 – Verifique o estado de conservação do pneu

Outro detalhe importante é verificar o desgaste dos sulcos e se o pneu apresenta bolhas causadas por impactos contra buracos nas vias ou contra o meio-fio. Bolhas são perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento causando uma perda súbita de pressão do pneu. Não podem ser ignoradas de forma alguma. Nessas condições, o pneu fica inutilizado e deve ser substituído imediatamente.

3 – Observe o alinhamento e o balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula

Mesmo que indicado para realização cada 10 mil km, a necessidade de um possível alinhamento da suspensão e balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula deve ser verificado antes de pegar a estrada, principalmente se você estiver sentindo seu volante “puxar” para um dos lados.

Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes para garantir uma direção segura e a prevenção de acidentes. Para acessá-los, visite https://goo.gl/kQsHRn

Sem Comentários

Insira um Comentário