Na esteira das ações ao fomento da temática, a líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain realiza hoje a doação de R$ 10 mil para Casa Florescer
As iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) avançam como parte integrante dos processos da Meritor Brasil para o impulsionar o crescimento, trazer mais inovação, além de proporcionar um ambiente mais inclusivo. Entre os dias 04 a 08 de julho, a líder na fabricação de eixo e sistemas de drivetrain realiza uma semana dedicada aos temas para os seus 1,2 mil colaboradores no País. Ainda na esteira das ações voltadas à DEI, a companhia realiza hoje (28), a doação de R$ 10 mil para ONG Casa Florescer – Centro de Acolhida Especial para Travestis e Mulheres Transexuais, em São Paulo (SP).
Com foco num processo educacional, a partir do dia 04, a companhia prevê um trabalho intensivo, com rodas de conversa e palestras, liderado pelo Comitê de Diversidade da Meritor Brasil. Serão abordados os cinco pilares de diversidade da ONU (Organização das Nações Unidas).
A semana começa com uma palestra sobre “Gerações”, como forma de integrar os profissionais da companhia, formada majoritariamente por profissionais com mais de 60 anos, da geração baby boomer. O dia seguinte será dedicado ao tema “Equidade de Gênero”, com duas palestras previstas em formato híbrido sobre Mulheres no Setor Automotivo, que serão conduzidas pela CEO de Automotive Business (AB), Paula Braga, e a editora executiva da AB, Giovanna Riato.
Na quarta-feira, dia 6, a Meritor Brasil abre suas portas para duas ONGs – Nosso Olhar e Adere – expor seus produtos para arrecadar renda em prol de Pessoas Com Deficiência (PCDs) em situação de vulnerabilidade social, além do compartilhamento de informações sobre as ações promovidas por elas e a importância do acolhimento. Aos colaboradores da Meritor, haverá ainda uma atividade surpresa que será conduzida pela empresa social Serenidade do Toque, como forma de impulsionar a conscientização.
A ativista Juliana Mota lidera as ações do quarto dia da Semana DEI da Meritor Brasil, com duas palestras presenciais incluindo relatos sobre sua trajetória e como combater o racismo dentro do tema “Raça e Etnia”. Por fim, na sexta-feira, dia 08, Alberto Silva e Rihanna Rios, ambos da ONG Casa Florescer, compartilham os direitos e a importância da inclusão LGBTI+.
Avanços em DEI – As ações de diversidade, equidade e inclusão vêm sendo trabalhadas sob a liderança de Nathalia Molina, diretora de Recursos Humanos, Financeira e da Unidade de Negócios de Aftermarket da Meritor para América do Sul. Entre os avanços, destaque para a criação do Comitê de Diversidade da Meritor, em 2020, que promove periodicamente rodas de conversa, além de ações de comunicação para engajar todos os colaboradores da empresa, sem exceção.
Outro grande projeto é o Mentoria Feminina, que visa preparar mulheres para cargos de liderança, reduzindo a desigualdade de gênero no setor automotivo, um grande desafio para o para o setor.
“Para nós, a Semana da Diversidade é um marco, um progresso que está diretamente ligado ao nosso crescimento sustentável, pautado pelo mindset de DEI, temas que são cada vez mais fortalecidos dentro de nossa cadeia e praticadas com a conscientização de diferentes grupos de pessoas para promover a motivação e o acolhimento de todo o nosso ecossistema”, reforça a diretora. A companhia, desde 2020, é signatária do Programa da ONU, Princípios de Empoderamento das Mulheres.
Parceiro comunitário da Meritor Brasil, a ONG Casa Florescer é um centro de acolhida pioneiro no Brasil que acolhe e atende 30 mulheres transexuais e travestis. É administrada pela instituição Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O trabalho conduzido envolve saúde, educação, capacitação profissional, grupos temáticos, esportes , cultura , lazer, inclusão no mercado de trabalho atendimento e orientação social e psicológica individual e em grupo, além de atendimento social, palestras, oficinas e eventos temáticos. Desde a fundação em 2015, 205 moradoras já foram atendidas, sendo que muitas estão atualmente em suas próprias casas e possuem autonomia social e financeira, o que reforça a contribuição desta empresa social no que diz respeito a proporcionar dignidade e oportunidade para elas.