Música clássica: penúltimo programa do ano traz Thiery Fischer à frente da OSESP e violoncelista solista Jean-Guihen Queyras

no programa da noite, duas obras de Tchaikovsky com Queyras como solista, além da ‘Quarta Sinfonia’ de Bruckner, entre 12 e 14/dez na Sala São Paulo; concerto de sexta-feira (13/dez), às 20h30, terá transmissão ao vivo no canal oficial de YouTube

O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, além dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, dos Coros e de seus Programas Educacionais, inaugurada em 1999 no edifício onde antes funcionava a Estrada de Ferro Sorocabana.

No penúltimo programa desta Temporada arrebatadora, a Osesp se apresenta na Sala São Paulo de quinta-feira (12/dez) a sábado (14/dez) com seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, e o violoncelista francês Jean-Guihen Queyras como convidado. Solista de longa data do grupo Ensemble Intercontemporain, Queyras distingue-se por seu ecletismo musical e trabalhou intimamente com o maestro e compositor Pierre Boulez [1925-2016]. Neste programa, no entanto, o artista, que já colaborou com a Osesp em outras ocasiões, volta-se para o repertório romântico.

A primeira parte dos concertos contará com duas obras de Tchaikovsky: Variações sobre um tema rococó e Andante cantabile, o movimento mais conhecido do primeiro Quarteto de cordas do autor russo. E, após o intervalo, nossos músicos irão se debruçar sobre a Sinfonia nº 4 de Bruckner. Vale lembrar que a apresentação de sexta-feira (13/dez), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.

Quando seu colega de conservatório, o violoncelista e professor Wilhelm Fitzenhagen, lhe encomendou uma peça para violoncelo e orquestra, Pyotr Ilyich Tchaikovsky [1840-1893] tinha acabado de compor o poema sinfônico Francesca da Rimini. Vindo de obra tão intensa e dramática, e enfrentando um período particularmente complicado de sua vida, Tchaikovsky parece ter se deleitado com o desafio de produzir algo na linguagem elegante que associava a Mozart, compositor por quem professava irrestrita admiração: as Variações sobre um tema rococó. Esse tema, precedido por breve introdução orquestral, é na verdade uma invenção própria, não uma melodia original do século anterior. Nele, o compositor busca os traços mais característicos do galante, com uma melodia clara, equilibrada, graciosa e mozartiana.

No Andante cantabile para violoncelo e orquestra de cordas, podemos ouvir como Tchaikovsky chegou, a seu modo, a uma síntese conciliatória entre o espírito da música nativa e o pensamento composicional importado, tornando-se a voz mais importante do Romantismo russo. O Andante cantabile é um arranjo, feito pelo próprio compositor, do segundo movimento de seu Quarteto de cordas nº 1, Op. 11, de 1871, para uma apresentação do violoncelista Anatoly Brandukov em Paris no ano de 1888.

Talvez influenciado pela severidade das críticas que recebia, Anton Bruckner [1824-1896] nunca ficava completamente satisfeito ao terminar uma obra, realizando inúmeras versões de suas próprias sinfonias, permitindo também a regentes e editores que suprimissem trechos das partituras ou alterassem alguns detalhes da orquestração. O caso da Sinfonia nº 4 não seria diferente. Ao terminá-la, em 1874, Bruckner provavelmente não imaginava que esperaria sete anos até a sua estreia, com a Filarmônica de Viena, sob regência de Hans Richter. Até lá, revisaria e, em parte, recomporia a obra, que teve grande sucesso e se tornou uma de suas peças mais conhecidas.

Programa

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO — OSESP
THIERRY FISCHER
 regente
JEAN-GUIHEN QUEYRAS violoncelo
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY
Variações sobre um tema rococó, Op. 33
Andante cantabile 
Anton BRUCKNER | Sinfonia nº 4 em Mi bemol maior – Romântica

Serviço

12 de dezembro, quinta-feira, 20h30
13 de dezembro, sexta-feira, 20h30 — Concerto Digital
14 de dezembro, sábado, 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 271 (valores inteiros*)
Bilheteria (INTI): neste link | (11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Estacionamento: R$ 35,00 (noturno e sábado à tarde) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.

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