Novo Nissan Kicks, um novo SUV

Novo motor 1.0 turbo com injeção direta e novo câmbio de dupla embreagem de seis marchas banhado a óleo, que é acionado por seletor de marchas com botões “e-Shifter”, algumas das novidades do novo SUV

Um utilitário esportivo como você nunca viu. Resultado de um projeto pensado para redefinir os padrões do segmento de SUVs, o novo Nissan Kicks, produzido no Brasil, traz um design robusto e sofisticado, tecnologias que garantem segurança e conforto, muito espaço e versatilidade.

O novo Nissan Kicks foi desenvolvido para garantir um dia a dia sem estresse, com conforto e segurança, atendendo as mais diferentes situações e estilos de vida de seus usuários.

Para se adequar às necessidades de cada motorista, o modelo é oferecido em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Cada versão surge com seu pacote de equipamentos específicos, mas todas elas trazem como base um conjunto moderno e disruptivo, onde se destacam:

  • Design robusto e impactante

À primeira vista, o novo Nissan Kicks impressiona com seu desenho ousado e expressivo da carroceria. Os designers da marca quiseram transmitir agilidade e robustez com traços implícitos de vitalidade e energia, indo além de buscar referências apenas no segmento automotivo.

Na visão frontal, o desenho é geométrico moderno e ousado. Os faróis dianteiros têm assinatura exclusiva, luzes diurnas em filetes, para criar uma frente icônica, contrastando formas para acentuar o porte robusto. E toda a iluminação usa LEDs.

O design da traseira é igualmente expressivo, mas elegante, com um discreto spoiler no teto, antena tipo tubarão e lanternas de LED aplicadas na moldura preta que se sobressai em toda a parte de trás do carro. Essa peça divide a tampa do porta-malas em dois segmentos, além de harmonizar com o para-choque e caixas de rodas traseiras.

As caixas de rodas salientes, por sinal, emolduram as exclusivas rodas desenvolvidas para o modelo, que tem aro 19 nas versões Exclusive e Platinum, tamanho inédito em um modelo desse segmento. A pitada extra de personalidade é garantida por vários easter eggs que estão espalhados pela carroceria, como na base dos retrovisores externos e colunas C.

Dentro, o novo Nissan Kicks tem visual tão moderno e arejado como o do exterior, tendo sido projetado para ser um contraponto com a robustez externa ao passar sensação de uma proteção envolvente, como se fosse um casulo.

No painel, que forma uma espécie de monolito tecnológico, uma tela para acomodar os instrumentos e outra para o sistema de infoentretenimento, ambas de alta definição, ficam lado a lado. Para as versões Sense e Advance, são de 7 polegadas, enquanto na Exclusive e na Platinum são de 12,3 polegadas, totalizando uma área de 24,6 polegadas.

O desenho do painel diferencia-se também ao adotar uma base na parte inferior, como uma prateleira. Com acabamento em tecido, essa área reforça o conforto por ser macia ao toque e ressaltar a alta qualidade do modelo. Uma iluminação discreta em linha contínua, que começa nas laterais das portas dianteiras e está em toda extensão do painel, dá um toque diferenciado à cabine da Platinum.

O teto solar panorâmico, com abertura e fechamento com acionamento elétrico, traz luz e leveza adicionais para o interior. O equipamento, que também confere um toque de esportividade, foi desenvolvido para ser prático e interferir o mínimo possível no espaço do teto do veículo.

  • Interior espaçoso e funcional

O novo Nissan Kicks foi desenvolvido para otimizar o espaço interior para o conforto dos passageiros e a boa acomodação da carga, mantendo um tamanho exterior compacto que torna a condução e o estacionamento na cidade uma tarefa fácil.

Com entre-eixos de 2,65 m – o maior entre os modelos do segmento –, o espaço para os ocupantes, mesmo aqueles com estatura mais elevada que se sentam no banco traseiro, é muito bom. E o conforto no assento traseiro ainda é reforçado com a mesma solução inovadora e exclusiva que a Nissan já adota normalmente nos bancos dianteiros de seus carros: a tecnologia Zero Gravity, que foi desenvolvida tendo como base estudos da agência espacial norte-americana Nasa.

Assim, todos os assentos do novo Kicks foram projetados e equipados com espumas que ajudam a distribuir o peso e a pressão entre os corpos dos ocupantes para ajudar a reduzir a fadiga. Para a fileira traseira, a tecnologia e o design oferecem mais conforto e reduzem a tendência dos passageiros de deslizar para baixo em viagens mais longas.

Além da garantia de conforto para os passageiros, o novo Nissan Kicks também é generoso com a carga. Na cabine, o modelo conta com 19 espaços para acomodação de objetos. Os porta-copos nas portas e console central são grandes o suficiente para acomodar garrafas de até 1 litro – os que ficam entre os bancos têm ajustes de tamanho. Nessa área central, no apoio de braços, há ainda um espaçoso compartimento. Já o encosto do meio do banco traseiro abriga outro apoio com espaço para dois copos, quando rebatido.

Com 470 litros de capacidade, o porta-malas tem a maior capacidade de seu segmento. Ele pode ficar ainda mais versátil com a opção do Flexible Board. Essa placa móvel permite otimizar a distribuição da bagagem com um espaço extra que fica “escondido” sob o equipamento, que deixa o assoalho alinhado com a base do carro, sem degraus. Esse recurso está disponível de série a partir da versão Advance e facilita também o transporte de itens longos quando o encosto do banco traseiro é rebatido.

  • Entretenimento e comodidade

Para atender às crescentes necessidades da vida conectada, a Nissan equipou o novo Kicks com um sistema de infoentretenimento com soluções que facilitam o manuseio e a vida a bordo. Tudo projetado no painel em estilo de monolito tecnológico.

Nas versões Exclusive e Platinum, cada tela de alta resolução tem 12,3 polegadas – que saúdam os ocupantes na sua abertura – e trazem todas as informações do sistema de áudio e de aplicativos como Apple Car Play e o Android Auto, acessados por conexão sem fio além das informações do veículo. O equipamento permite salvar até três perfis de usuários diferentes com as configurações de volume, brilho, interfaces, etc.

Em um mundo cada vez mais multitelas, para carregar ou conectar outros aparelhos, o interior do carro tem quatro entradas USB Tipo C, sendo duas na frente e duas na traseira. Há, ainda, um carregador sem fio para telefones celulares embutido no console central a partir da versão Advance.

Reforçando o posicionamento topo de linha da versão Platinum, o sistema de som conta com a exclusiva tecnologia de áudio Bose® Personal Plus com dez alto-falantes, que proporciona um som nítido e realista em toda a cabine. A imersão oferecida pelo equipamento atinge um patamar único no segmento graças aos apoios de cabeça dos bancos dianteiros – motorista e carona – com alto-falantes embutidos. Eles garantem a difusão surrounding do som para envolver os usuários.

Como recurso extra para garantir o bem-estar no interior, o novo Nissan Kicks é equipado com acionamento do motor e do ar-condicionado à distância, um item disponível também no sedã Nissan Sentra. Assim, o aparelho de climatização opera com as configurações deixadas na última utilização, permitindo que a cabine esteja em uma temperatura agradável para os ocupantes antes deles entrarem no veículo. O acionamento é feito à distância, pelo botão na chave.

  • Powertrain ágil e inovador

O propulsor do novo Nissan Kicks é o novíssimo 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta, que é produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), onde também é fabricado o novo SUV da marca japonesa. Esse motor desenvolve 125 cv de potência, com etanol, e 120 cv, com gasolina, ambos a 5 mil rpm. O torque é de 22,4 kgfm a 2.500 rpm, com etanol, e 20,4 kgfm a 2 mil rpm, com gasolina.

Com anos de expertise no desenvolvimento de produtos para o consumidor brasileiro, a engenharia da Nissan do Brasil trabalhou seu novo motor para atender aos gostos locais. Um exemplo está na rápida resposta ao comando do pedal de aceleração em retomadas em situações urbanas, como após passar por uma lombada.

A agilidade do novo Nissan Kicks é ressaltada pelo trabalho em harmonia do propulsor com a transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo, mesmo sistema utilizado pela Nissan em carros como icônico GT-R. Com ela, as mudanças de marchas ficam mais rápida, com sensação direta e nenhuma interrupção do torque. A dupla embreagem e a dupla caixa de velocidades deixam a próxima engrenagem sempre pronta para o engate, evitando perda de força entre as mudanças. Com o sistema “WET”, essas trocas são mais suaves, mais silenciosas e oferecem maior durabilidade do que as embreagens secas.

O modelo conta também com sistema Stop/Start, que liga e desliga o motor em congestionamentos, paradas no sinal e religa automaticamente ao retomar a aceleração, colaborando para a economia de combustível.

O novo Nissan Kicks produzido no Brasil foi desenvolvido para trazer o máximo de conforto e inovação para os clientes locais. Por isso, para operar a troca de marchas do câmbio do modelo, a Nissan introduz uma inovação no segmento: o seletor da transmissão por botões e-Shifter.

De fácil uso, nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões “D”, “R”, “N” e “P”. Ele proporciona conveniência de operação, já que há menos esforço e movimento do motorista, e ganho de espaço no console central, que fica ainda com um visual mais limpo. O novo Nissan Kicks tem também a possibilidade da troca de marchas por aletas na parte de trás do volante (paddle shift), permitindo a seleção manual da engrenagem – disponível a partir da versao de entrada Sense.

O novo Nissan Kicks começa a chegar às lojas da marca em todo o Brasil nos próximos dias e suas vendas oficiais começam no dia 3 de julho. Um modelo feito no país e que demonstra toda a sua versatilidade, que extrapola os atributos de segmentos em todas as suas versões. A linha tem preços que vão de R$ 159.990, o modelo de entrada Sense – com valor especial de lançamento –, a R$ 199.000, a topo de linha Platinum, que traz um conjunto tecnológico sem igual.

 

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes