ZF inicia produção de câmeras frontais inteligentes no Brasil

Empresa é a primeira e única empresa da América do Sul a produzir localmente câmeras frontais inteligentes para assistência avançada à condução. Nacionalização inclui duas gerações de tecnologias, com início em outubro de 2025

A ZF anuncia a nacionalização de duas gerações de câmeras frontais inteligentes voltadas aos sistemas ADAS (Sistema s Avançados de Assistência ao Motorista). A produção local das gerações de câmeras 3.5 e 4.8, consolidam o Brasil como plataforma estratégica para o  desenvolvimento e fabricação de tecnologias avançadas de segurança veicular e representam um marco inédito para a indústria automotiva sul-americana .

“Essa é uma iniciativa de grande relevância para o setor automotivo regional. Nacionalizar as câmeras frontais inteligentes é um passo que reafirma o compromisso da ZF com a inovação, segurança e desenvolvimento industrial na América do Sul. Estamos trazen do tecnologias globais da nossa empresa, com a vantagem de atender de forma mais ágil e personalizada às demandas  locais”, afirma Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.

De acordo com o executivo, o investimento de 35 milhões de reais na nova  linha contou com incentivos do Programa Mover e permitirá à ZF expandir  sua presença no fornecimento de tecnologias ADAS para montadoras locais e regionais, favorecendo o avanço da se gurança veicular e da mobilidade  inteligente no continente. Segundo o executivo, o projeto de nacionalização  está alinhado à estratégia global da ZF de atuação “local para local”, quecombina a força de uma empresa presente em mais de 30 países, comoperações regionais adaptadas às necessidades específicas de cada  mercado.

Tecnologias alinhadas com os requisitos globais de segurança veicular “A decisão de nacionalizar as câmeras frontais inteligentes responde à  crescente demanda por soluções ADAS e à evolução dos protocolos do Latin  NCAP. Inicialmente, a produção atenderá contratos já firmados com  montadoras instaladas no Brasil, com possibilidade de expansão para toda  a América do Sul”, d estaca Plínio Casante, Head da Divisão de Eletrônicos  da ZF América do Sul. Ele destaca ainda que globalmente, uma a cada três  câmeras automotivas inteligentes em operação no mundo são da ZF.

A ZF inicia a produção nacional da geração 3.5 da câmera frontal inteligente neste mês de outubro, na unidade de eletrônicos da ZF em Limeira (SP). A  localização da geração 4.8 está prevista para ocorrer em 2026.

A Câmera Frontal Inteligente 3.5 marca um avanço significativo nas  tecnologias ADAS da ZF. Equipada com sensor de 1.3 megapixel, oferece  campo de visão de 52° e alta taxa de atualização de 36 frames por segundo,  garantindo respostas rápidas e maior segurança em tempo real. Com  alcance de detecção de até 150 metros para veículos e 70 metros para  pedestres, esta tecnologia é ideal para aplicações como frenagem  automática de emergência, assistente de permanência em faixa e  identificação de sinais de trânsito, inclusive em condições notur nas.

Com a geração 3.5 é possível prover outras funcionalidades ligadas a  conforto, como acionamento de farol alto automático, como forma de  ampliar o campo de visão do condutor. A tecnologia também consegue  baixar o farol para não ofuscar a visão de outros con dutores à frente ou que  estejam na direção contrária. É possível ainda agregar o reconhecimento de  placas de velocidade. Isso pode auxiliar o condutor a seguir de forma segura  uma viagem em rodovias com diferentes limites de velocidade.

Já a geração 4.8 da câmera frontal inteligente traz avanços significativos em  desempenho, segurança e inteligência embarcada. Com campo de visão  ampliado para 100°, maior capacidade de memória e processamento, o modelo incorpora funcionalidades avançadas como o Controle Adaptativo  de Cruzeiro, reconhecimento de semáforos, detecção de buracos na pista,  centralização de faixa, função “chofer” voltada à assistência em tráfego  lento, detecção de bicicletas e pedestres cruzando a via, além da fusão de  dados com radares para aprimorar a identificação e classificação de objetos.

Com sensor de 1.7 megapixel e mantendo a taxa de 36 frames por segundo,  essa geração de câmera alcança 170 metros para detecção de veículos e 70  metros para pedestres, oferecendo mais robustez em ambientes urbanos e  em situações de tráfego intenso. A 4.8 atende com eficiência aos requisitos  crescentes de segurança definidos por órgãos reguladores como o Euro  NCAP e o Latin NCAP.

Ambas as gerações de câmeras que a ZF traz para produção no Brasil  representam flexibilidade para os projetos e estratégia s das montadoras na  região, além de um novo salto em desempenho e segurança para motoristas,  pedestres e ciclistas.

De acordo com o executivo, “o Latin NCAP vem aumentando gradativamente  as exigências em seus protocolos de segurança. A quarta e atual fase (2020 – 2025) incorpora testes para sistemas ativos como frenagem automática de  emergência (AEB), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistência de  permanência em faixa (LKA) e proteção de pedestre. A próxima fase,  prevista para 2026 –2029, deve se alinhar ainda mais ao padrão Euro NCAP  2019, tornando os critérios de avaliação de segurança ainda mais rigorosos”,  explica.

A empresa prevê produzir 900 mil unidades ao ano e a implantação da  produção das duas gerações de câmeras, intensificando o foco em  desenvolvimento e industrialização de tecnologias de ponta no Brasil.

Com estrutura modular e flexível, a unidade da ZF em Limeira é a única do  Brasil dedicada à produção de eletrônicos voltados à segurança veicular.  Graças à sua modularidade e flexibilidade, tem potencial para atender  localmente as demandas de seus clientes e expandir com facilidade para  produzir novas tecnologias, como é o caso das câmeras frontais inteligentes.  Desde 2013, já produziu mais de oito milhões de unidades eletrônicas para  sistemas de freio, direção e airbags. Com a inclusão das câmeras  intelige ntes, a planta amplia sua vocação como referência em inovação no  continente.

“Com a nacionalização das câmeras 3.5 e, ao longo de 2026, das versões  4.8, damos um salto histórico no desenvolvimento do ecossistema  automotivo brasileiro. Estamos posicionando o Brasil como referência em  segurança ativa, direção assistida e automação ve icular na América do Sul”,  comenta Carlos Delich.

 

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