Uma das faixas que mais tem crescido e oferece mais modelos no disputado mercado de automóveis é o de sedãs médios. São várias as marcas e vários os modelos para todos os tipos de consumidores e bolsos. A Nissan, com seu Novo Sentra, chegou devagarinho e sem causar muito alarde. Porém, conquistou espaço importantíssimo sendo hoje o quarto modelo mais vendido no segmento, ficando atrás do Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze.
Só neste ano, a Nissan comercializou 9.156 unidades – números dos oito primeiro meses do ano – de seu Novo Sentra provando que o modelo caiu no gosto do consumidor. Suas opções são completas repletas de equipamentos de segurança. Como avaliamos a versão topo de linha SL, a ideia foi partir para a versão de entrada, a S equipada com câmbio manual de seis marchas.
A primeira passada de olhos, o Novo Nissan Sentra é extremamente charmoso e trem um que de refinamento. É difícil não se notar o modelo circulando pelas ruas. Mesmo nesta versão de entrada, detalhes de sua luxuosidade não faltam: maçanetas cromadas, faróis de neblina no pára choque e retrovisores externos com luzes indicadoras integradas na cor do veículo e rebatíveis. Impressionante!
O interior do Novo Sentra 2.0 S mecânico também mantem seu espaço e luxo, além de muito conforto e estilo moderno. Os bancos são revestidos em tecido de muito bom gosto. Seu interior é completamente monocromático – cor cinza – que traz sobriedade e luxuosidade. As comodidades começam no fácil acesso ao interior por conta do excelente grau de abertura das portas, de quase de 90º, característica comum dos produtos Nissan. O entre eixos de 2.700 mm garante o conforto dos passageiros.
O Novo Sentra 2.0S é um carro completo desde a versão de entrada. O modelo traz de série a partir da 2.0 S os comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico; três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; freios ABS de quatro canais e quatro sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros; fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX e limpador de pára-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável.Traz ainda a chave presencial I-Key, uma comodidade para o motorista.
O Novo Sentra traz o motor MR20DE de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, com melhorias e que será o único 2.0 flex fue que desenvolvendo 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e torque de 20 kgfm a 4.800 rpm que está mais econômico. Mas agrande diferença do modelo avaliado anteriormente é transmissão manual de seis velocidades recebeu ainda o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Mas é mesmo andando o Novo Sentra 2.0S que se sente realmente veio ao mundo: a sua condução totalmente diferente dos equipados com câmbio CVT. Ele parece ser mais esportivo e a cada troca de marcha, sente-se mais esportividade. Eu, que sou um fã de cambiar, confesso que gostei muito do tal modelo de entrada que responde muito bem aos comandos e tem uma maciez na dirigibilidade fora do comum.
A posição do banco do motorista é extremamente confortável e seus controles são de fácil acionamento. E o câmbio manual então, que maciez e que facilidade na troca de marchas com o motor respondendo muito bem mesmo quando o ar condicionado está ligado. Durante a avaliação, utilizando o etano como combustível, seu consumo médio na cidade foi de 8,7 km/l – o módulo ECON ajuda a manter um bom consumo – contando-se ser um sedã médio e equipado com motor de 2.0 litros.
O Novo Nissan Sentra 2.0 S com câmbio manual tem preço sugerido de R$ 64.090 (se a pintura for metálica, mais R$ 1.050) e representa 5% das vendas do modelo. Se vale a pena ter um? Vale sim e muito pois você vai virar um fã do modelo como eu.