Você sabe quem foi Oswaldo Aranha? Oswaldo Aranha foi um diplomata brasileiro, isso nos anos 30 do século passado, que criou aquele filé alto acompanhado de arroz, batata portuguesas e farofa, finalizado com alho frito em cima da carne ganhou sotaque carioca, por uma simples razão: o Rio de Janeiro, no final daquela década ainda era a capital do país. Lá, encontravam-se as principais lideranças políticas nacionais. Foi na mesa do bar Cosmopolita, na Lapa, onde políticos se reuniam que o então ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, deu vida a seu desejo gastronômico criando o prato que foi batizado com seu nome.
E para homenagear tal ilustre personagem de nossa história e sua deliciosa criação gastronômica o que o Bars e Restaurante São Paulo, aqui na Vila Madalena, a Soho Paulistana, tem seu tradicional “Festival Osvaldo Aranha”.
O restaurante paulistano conta com um cardápio bem elaborado, que remete aos pratos clássicos da gastronomia dos botequins; um nome que faz uma homenagem ao tradicional clube do subúrbio do Rio, o São Cristóvão Futebol e Regatas e uma decoração temática, o São Cristóvão firmou-se como um bar que oferece o aconchego informal dos botequins, sem abrir mão da qualidade do serviço.
Dono de uma vasta coleção de reportagens, ilustrações, fotos e pequenas peças que remetem ao tema do futebol, Leo (como conhecido e tratado pelos clientes) resolveu partilhar com os frequentadores do São Cristóvão parte do seu acervo e o expos no bar. Nas paredes do bar você pode localizar, entre uma variedade de quadros de diversos tamanhos (mais de três mil), uma foto do jogador Pelé, no vestiário, ensaboado, cumprimentando um visitante ilustre, o então senador dos Estados Unidos, Robert Kennedy, em 1965. Se correr os olhos em baixo do Balcão, onde um dos mais premiados chopes de São Paulo é servido, você verá uma capa da revista Manchete, onde está registrada a hoje pudica Xuxa vestindo uma curtíssima baby look do Flamengo, numa pose para lá de sensual.
“Quando idealizamos o festival Oswaldo Aranha nossa intenção era fazer uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma releitura do principal prato da casa como forma de partilhar com nossos clientes este sucesso. No fundo, o festival é um agradecimento à fidelidade dos nossos clientes”, comenta Leo sobre a motivação do festival Oswaldo Aranha.
Festival Oswaldo Aranha – São Cristóvão
O festival é realizado durante todo o mês de novembro e serão oferecidos o prato clássico e três releituras com seguinte programação:
- Tradicional (à La Cosmopolita) – de 3 a 8 de novembro
200g de file mignon grelhado, farofa, fritas portuguesa, chip de alho e arroz.
- Ancho – de 9 a 15 de novembro
200 g de ancho grelhado, batata rustica assada, farofa, alho em conserva e arroz colorido (cebola roxa, milho verde, ervilha).
- Costela gaúcha – de 16 a 22 de novembro
Costela grelhada, farofa da nega (farofa molhadinha, feita com abobora e cenoura), mandioca frita, arroz branco e alho “confit”.
- Picanha – 23 a 30 de novembro
200 g de picanha grelhada, maionese de batata, arroz, farofa rica de milho, alho frito. Os pratos são individuais e têm o mesmo valor: R$ 40,00.
Serviço:
Bar e Restaurante São Cristovão
Endereço: Rua Aspicuelta, 533 – Vila Madalena – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3097-9904