A ausência das equipes Caterham e da Marussia na antepenúltima etapa da temporada, o GP das Américas, que será disputado este final de semana, nos EUA, já causou mudanças nas regras de classificação: quatro pílotos eliminados no Q1, quatro eliminados no Q2. Está foi a maneira encontrada pela FIA para suprir a fasta das duas equipes que se encontram numa draga financeira daquelas que pediram um tempo a FIA.
Com apenas 18 carros, a FIA conversou com as equipes e decidiu manter o formato de três fases de qualificação, embora com alterações.O atual formato foi introduzido em 2006, a definição da pole-position contará com dez carros no Q3. A duração – 18, 15 e 12 minutos, respetivamente – segue inalterada.
E quem também já começa em desvantagem é o atual campeão Sebastian Vettel. O piloto alemão foi obrigado a trocar novamente de motor. Será o sexto da temporada, ultrapassando o limite permitido. Assim, Vettel sofrerá uma penalização de dez lugares.
Historicamente falando, será a primeira vez desde os GPs da Espanha e do Mônaco de 2005, quando a BAR foi suspensa e apenas 18 carros participaram nas respetivas provas. É a crise instaurada na atual Fórmula 1!