O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abriu as portas ao público. São mais seis dias para curtir o que as fabricantes e importadores de automóveis preparam para o ano de 2015 e no futuro próximo pois são muitos os modelos conceito e também uma infinidade de carros elétricos e híbrido. Nesta primeira parte, estamos destacando as novidades das empresas associadas da ANFAVEA. Confira, a seguir, as novidades de cada uma empresas presentes a mostra paulistana:
Audi
O estande da Audi no Salão do Automóvel tem 8 mil cavalos de potência em 23 produtos. Os destaques ficam port conta dos inéditos no País: TT Roadster, TT Off-Road, Q3 Off-Road, A3 Sportback e-tron e o conceito elétrico Urban . Há ainda, na parte externa do Pavilhão do Anhembi um espaço para os teste drives de modelos como RS Q3, RS4, RS 5, RS 6, RS 7 e R8.
Nissan
A franco-nipônica traz a mostra modelos como o March Rio 2016 edition e o crossover Kicks Concept foram desenvolvidos com o envolvimento do estúdio de design que a montadora japonesa inaugurou no Rio de Janeiro esse ano. Destaque ainda para o esportivo GT-R e o Novo Versa que será lançado em breve.
Hyundai
Os modelos lançados pela Hyundai no Salão Internacional do Automóvel como o HB 20R-Spec concept e os importados Veloster Turbo, New Genesis e o Novo Azera. Além deles, toda a linha da marca coreana está a mostra.
GM
A nova picape-conceito S10 High Country, o MPV Spin Activ e a nova família Cruze. O visitante encontrará ainda o protótipo Onix e os icônicos Camaro Z-28 e um Corvette Stingray que devem ser comercializados, em breve, por aqui.
Mitsubishi
A Mitsubishi trouxe ao Salão Internacional do Automóvel 2014 releituras de ícones da marca, que ganham novos componentes e algumas inovações de design. Um exemplo é a versão PHEV do Outlander contando com tecnologia híbrida e tração 4X4. O Lancer Evolution X, cujos principais destaques são o motor turbo de 295 cv e visual mais esportivo. A Pajero, um dos modelos mais emblemáticos da montadora, também passa por algumas mudanças estéticas na versão Pajero Full 2015. O destaque da Pajero Dakar é o tanque de 90 litros de capacidade. A Pajero ganha ainda uma versão limitada, de 600 unidades: a Pajero TR4 O’Neill, parceria entre a montadora e a marca referência no mundo do surfwear.
Fiat
Entre as novidades destacam-se a versão elétrica do modelo 500 (hoje só comercializado na Califórnia, Estados Unidos e sem previsão de venda no Brasil) e os novos Linea, Strada (com três portas), Uno (com painel de LCD e redução de 20% no consumo de combustível), Bravo (com central multimídia), 500 Abarth e o FCC4 (projetado no Brasil).
Lexus
A Lexus, segmento de luxo da Toyota, é uma marca relativamente nova no mercado. A companhia completa 25 anos de existência mostrando no Salão Internacional do Automóvel, pela primeira vez na América Latina, a mini-SUV NX 200t, além do modelo Lexus RC 350. A NX 200t tem motor de 2 L turbo, com injeção direta, e será vendida nas versões Luxury e F-Sport.
Citroën
A marca trouxe ao evento o DS 6, o primeiro SUV da marca DS, lançado recentemente na China. Destaque também para o SUV Cactus que é fabricado na França e que, em breve, estará aqui no Brasil.
Ford
Uma das marcas mais populares no Brasil, a Ford trouxe ao Salão Internacional do Automóvel 29 modelos. Entre eles estão o novo Ka nas versões 1.5 Hatch e 1.0 Sedan, além do Mustang 2015, que vem pela primeira vez ao Brasil nas versões V8 fastback e conversível e deve ser lançado em 120 países. O automóvel tem 440 cv de potência. A Ford está em um estande de 2.750 metros que inclui, além do Ka e Ka+, o novo Fiesta Hatch, Fiesta Sedan, Focus Hatch e Sedan, Fusion Flex, Ranger Sport, entre outros.
SUBARU
A Subaru apresentou a nova geração dos sedans esportivos Subaru WRX e WRX STI, além do carro-conceito VIZIV 2, que tem propulsão turbo-diesel com motorização híbrida e tração integral inteligente. Além disso, o sistema EyeSight – composto por câmeras instaladas na parte dianteira do veículo – detecta com antecipação as condições de tráfego. Para garantir a segurança da direção, também tem sensores de alcance 360 graus.
HONDA
Dentre os destaques da marca japonesa ficam o relançamento do NSX, versão 2015 do CRV e pequeno SUV HR-V que chegam ao mercado brasileiro ano que vem. Traz ainda o recém-lançado Civic Si, importado do Canadá.
PEUGEOT
A Peugeot apresentou pela primeira vez no Brasil o utilitário esportivo Peugeot 2008, resultado de um projeto desenvolvido por engenheiros franceses, brasileiros e chineses. O modelo será produzido e comercializado por aqui no primeiro trimestre de 2015. o 208 DKR, voltado para corridas e competições, e o 208 Hybrid Air, com motor à gasolina sustentado por ar comprimido, com a proposta de reduzir a emissão de poluentes. Outra novidade foi o Peugeot 208 inteiramente desenvolvido no Brasil com o uso de materiais recicláveis de origem natural, como pintura feita com tinta mineral à base de terra.
RENAULT
O destaque da Renault ficou por conta dos estudos desenvolvidos pelo Renault Design América Latina (RDAL), um dos cinco centros de design da marca no mundo, que fica em São Paulo. Uma delas é o Duster Oroch, SUV com santantônio especial para transportar pranchas de kitesurf e proteção específica para equipamentos esportivos. Além disso, tem duas câmeras traseiras que enviam imagens para uma tela dentro do carro.O novo Sandero Stepway tem como item de série o navegador eletrônico Media Nav 1.2, com tela sensível ao toque e as funções GPS, bluetooth, entre outras. O motor é de 106 cv com etanol ou 98 cv com gasolina.
TOYOTA
O destaque da Toyota são seis protótipos futuristas como FT-1 e FV2. Além disso, a Toyota mostrou, pela primeira vez na América Latina, carros-conceito como o FT-1, primeiramente criado para o videogame Gran Turismo 6 e o FV2, veículo que obedece a controles do corpo do passageiro. Outro destaque foi o FCV, primeiro veículo do mundo movido a hidrogênio apto para escala comercial.
MERCEDES-BENZ /Smart
Entre destaques, a montadora apresentou o Smart Eletric Drive, carro elétrico mais vendido no mundo. A empresa apresentou o 563 AMG Coupé, com cristais Swarovski nos faróis, e o Tourig, nova versão do Classe C, modelo da marca mais vendido no Brasil. Trouxe ainda o seu GLA, nova SUV da marca, o esportivo Mercedes AMG GTS, que só deve chegar ao Brasil no segundo trimestre do ano que vem.
CHRYSLER
A Chrysler apresentou no Salão Internacional do Automóvel o Jeep Renegade, SUV compacto com o qual a marca pretende “reinventar o segmento”, nas palavras de Sérgio Ferreira, diretor da marca Jeep na América Latina.
VOLKSWAGEN
No Salão Internacional do Automóvel, a Volkswagen explorou a variedade do seu portfólio. A montadora alemã apresentou novas versões de consagradas marcas do portfólio, como o Cross Up!, o Cross Fox e a versão esportiva do Golf. Os executivos também mostraram inovações na linha premium com o novo Touareg, apresentado pela primeira vez na América Latina, o case conceito T-ROC, um utilitário esportivo, o híbrido GTE e o Fusca GSR, inspirado em uma versão lendária do Fusca de 1973, que combinava as cores amarelo e preto.
Serviço:
28º Salão do Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: de 30 Outubro a 9 de Novembro.2014
Horário: 14h – 22h (dia 30 de outubro);
13 – 22h (31 de outubro – 8 de novembro);
Local: Pavilão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana – São Paulo