Reconhecer o momento correto para trocar os pneus do carro é uma tarefa importante. Para a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, com o avanço das tecnologias e aumento da qualidade dos pneumáticos ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição.
Para José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, existem algumas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), a estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e outros aspectos”, diz.
Desta maneira, o motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como principal indicativo a ser considerado. Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, comenta Quadrelli.
Outro ponto importante se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.
Para escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 82T, por exemplo, tem 175 mm de largura de seção, e altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.