A Goodyear Tire & Rubber Company firmou um acordo com a Yihai Food and Oil Industry da China, que será a empresa responsável por fornecer a sílica derivada da cinza de casca de arroz na região. O material será utilizado no processo de produção do pneu Assurance Fuel Max AW, fabricado e comercializado no mercado chinês.
A Goodyear testou a sílica derivada da cinza de casca de arroz ao longo dos últimos dois anos em seu Centro de Inovação em Akron e descobriu que o seu impacto sobre o desempenho dos pneus é igual ao das fontes tradicionais, porém com ainda mais benefícios ambientais.
“A tecnologia da sílica com a casca do arroz reduz a quantidade de resíduos em aterros, pois requer menos energia para ser produzida. Além disso, ajuda a fazer com que os pneus sejam mais eficientes em termos de combustível”, disse Surendra Chawla, diretor sênior de projetos de ciência e tecnologia externos globais da Goodyear.
Todos os anos, mais de 700 milhões de toneladas de arroz são produzidas em todo o mundo, segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, e o descarte da casca de arroz é um desafio ambiental. Como resultado, muitas vezes as cascas são queimadas para gerar eletricidade e reduzir a quantidade de resíduos enviada para aterros sanitários. Embora esta cinza seja convertida em sílica há vários anos, apenas estes processos mais recentes criaram um material de qualidade para utilização em pneus.
A sílica é utilizada como agente de reforço em compostos da banda de rodagem de pneus. Em comparação com o negro de carbono, um agente de reforço para pneus tradicionais, a sílica reduz a resistência aos rolamentos, contribui para a economia de combustível de um automóvel. Também pode ter um impacto positivo na tração de um pneu em superfícies molhadas.
Para saber mais sobre o compromisso da Goodyear com o meio ambiente, visite o site de responsabilidade corporativa em http://www.goodyear.com/responsibility.