Para atender a esta demanda de mobilidade (campo e cidade), a Michelin lança o novo pneu Michelin LTX FORCE, como a melhor solução para um uso misto, com foco na durabilidade e na segurança. O Michelin LTX FORCE oferece, em comparação com a média dos concorrentes, uma frenagem mais curta em solo molhado e um melhor controle em situações de aquaplanagem, além de possuir uma maior robustez e um maior rendimento quilométrico.
“Este lançamento é significativo para nosso continente, pois é o primeiro projeto 100% liderado pelas equipes da Michelin da América do Sul. Quase todo o mercado sul americano será atendido com produção local e, em um segundo momento, este pneu será lançado em outros continentes. É motivo de orgulho para todos nós”, ressalta Anoildo Mattos, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.
Desenvolvido para condições mais severas de uso, o Michelin LTX FORCE aplica as tecnologias que vem do mundo da competição.A escultura da banda de rodagem, inspirada no Rally Dakar, é desenhada especialmente para oferecer maior aderência ao solo, com blocos mais altos, que proporcionam robustez e tração superiores. Essa nova escultura avança sobre as laterais do pneu, proporcionando um reforço nessa zona crítica em uso off road. Seu composto de borracha inspirado no Rali WRC (World Rally Championship) atribui ao pneu maior resistência ao desgaste.
Desta combinação única da banda de rodagem reforçada e do novo composto de borracha, nasceu a nova tecnologia Rally Force.
“A melhor maneira de comprovar a eficiência da utilização mista dos pneus é por meio do mundo das competições automobilísticas, que percorrem as mais diversas regiões do mundo, em todos os tipos de terrenos e solos”, explica Thierry Neuville, piloto do WRC (World Rally Championship).
Já na estrada, o Michelin LTX FORCE oferece segurança máxima em solo molhado, o pneu freia até 2m antes do que a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos e tem um melhor controle em situações de aquaplanagem, sem prejudicar a durabilidade que é 35% maior do que a média dos concorrentes na categoria. Tudo isso graças à tecnologia Compactread que nos permite maximizar duas performances antagônicas: durabilidade e aderência.
Todos os testes certificados por institutos independentes foram realizados com pneus comprados no mercado brasileiro, na dimensão 265/70 R16 112T. Os resultados são apresentados em comparação com a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos.
Rendimento quilométrico extrapolado a partir de 16.000 km rodados, considerando a meia entre eixo dianteiro e traseiro.
* Testes certificados pelo Instituto Dekra, com pneus comprados no mercado brasileiro, na categoria de pneu misto, na dimensão 265/70 R16 112 T (entre eles, Pirelli Scorpion ATR, Goodyear Wrangler Adventure).
Distância de frenagem de 80 à 0 km em solo molhado.
Potencial de aderência lateral (integração aceleração lateral em função da velocidade) sobre piso com 7mm de água, em curva de raio de 100 m.
TÜV SÜD Automotive – Com sede em Munique, na Alemanha e fundado em 1866, o TÜV SÜD é um dos líderes mundiais em organizações de serviços técnicos. São mais de 20.000 funcionários em parcerias com clientes de todo o mundo. Um grupo de profissionais qualificados e experientes trabalha para garantir o máximo de eficiência, segurança e qualidade. Alguns exemplos de serviços oferecidos pelo TÜV SÜD são: auditoria e inspeção, consultoria, teste e certificação de produto.
DEKRA – Fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado em 1925, em Stuttgart, na Alemanha. Atualmente, a companhia possui cerca de 33 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. No Brasil, a DEKRA vem trabalhando desde 1995.
** Testes de distância de frenagem no molhado e aquaplanagem rm curva realizados pelo Instituto TÜV SÜD, com pneus comprados no mercado brasileiro, na categoria de pneu misto, na dimensão 265/70 R16 112 T (entre eles, Pirelli Scorpion ATR, Goodyear Wrangler Adventure).
COMPACTREAD
Benefício: Maior durabilidade e maior segurança na estrada.
Um pneu comum, para ter maior durabilidade, necessita de blocos de borracha mais altos, que são mais sujeitos a deformação, ocasionando a perda da área de contato com o solo. A tecnologia Compactread é a combinação de uma escultura com mais borracha e de um reforço entre os blocos que minimiza esta deformação, aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência no molhado
RALLY FORCE
Benefício: Maior segurança fora da estrada: maior capacidade de tração e maior robustez.
É a combinação entre a escultura inspirada no Rally Dakar, desenhada especialmente para agarrar ao solo com blocos mais altos, que proporcionam uma tração superior; e um composto de borracha inspirado no Rali WRC (World Rally Championship), que oferece ao pneu maior resistência ao desgaste do solo em uso off road. Além disso, a escultura avançou sobre as laterais do pneu, proporcionando um reforço nessa zona crítica em uso off road.
Michelin LTX FORCE em resumo
Durabilidade insuperável
- Dura até 35% a mais que os principais concorrentes da categoria *
Segurança máxima
na estrada…
- Freia até 2 metros antes em piso molhado**
- 66% melhor em situação de aquaplanagem em curva **
… e também fora dela:
- Tração e robustez comprovadas em uso extremo de rali e mineração
E um design agressivo, inspirado no Rally Dakar.
MICHELIN LTX FORCE:
1º pneu com a chancela Michelin Total
Há muitos anos, a Michelin trabalha o Equilíbrio de Performances, um conceito que visa garantir, em um único pneu, mais segurança, mais durabilidade e mais economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance.
No geral, um pneu reúne características antagônicas. A aderência em piso molhado, por exemplo, não é facilmente compatível com a aderência no seco, como se nota claramente nas competições automobilísticas. “O grande diferencial dos produtos Michelin é reunir todas as excelências de performances em um único produto, onde estão contidas as tecnologias e as inovações da marca, resultado de um alto investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento”, afirma Bruno Blanc, Diretor de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.