Comprometida com a redução das emissões em todo mundo – um dos principais pilares de atuação da companhia –, a Nissan oferece no mercado brasileiro veículos de passeio que estão entre os mais eficientes em consumo de combustível do país. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, New March, Novo Versa, Sentra e Altima são nota “A” em consumo de combustível em suas respectivas categorias, dando aos consumidores excelentes opções na hora de escolher seu veículo.
Os carros da Nissan também receberam o selo do Conpet para veículos leves, concedido aos modelos que participam do programa de etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética. Os dois modelos produzidos em Resende (RJ) – New March e Novo Versa – têm médias de consumo dentro do programa que estão entre as melhores na comparação com os modelos que participam da medição oficial do Inmetro. Com etanol, o New March e Novo Versa equipados com motor 1.0 3 cilindros têm, respectivamente, médias urbanas de 8,8 km/l e 8,5 km/l, enquanto fazem 10,3 km/l e 10,4 km/l na estrada. Com gasolina, hatch e sedã atingem 12,9 km/l e 12,6 km/l na cidade e 15,1 km/l e 15,2 km/l no rodoviário. Equipado com motor 2.5 de quatro cilindros, rodando apenas com gasolina, o sedã Altima faz médias de 10,1 km/l (cidade) e 13,1 km/l (estrada), segundo o ranking do Inmetro.
A eficiência em consumo dos modelos da Nissan é um resultado direto do Green Program 2016 (NGP2016), plano de ações ambientais que tem como meta a redução das emissões nas atividades da companhia e de seus produtos. No ano passado, a Nissan reduziu em 2% as suas emissões globais ao mesmo tempo em que sua produção mundial de veículos cresceu 5,1%. Até o ano fiscal 2013 (que terminou em março de 2014), a companhia havia reduzido 15,4% as emissões de CO² em suas atividades corporativas. Por conta disso, a Nissan tirou 100 (nota máxima) no relatório CDP Global 500 Climate Change 2014, sendo incluída no índice de liderança para divulgação climática do órgão.
Uma outra ação que colaborou para esses feitos foi a introdução no mercado mundial do Nissan LEAF, veículo 100% elétrico que lidera o segmento mundial, com mais de 180 mil unidades vendidas.