A Pirelli lança hoje o primeiro pneu fabricado em território nacional a ser comercializado com a etiqueta de eficiência energética, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro, com notas A na frenagem no piso molhado e B-C na economia de combustível.
O Cinturato P1 Plus, produto escolhido pela fabricante para estrear o programa de etiquetagem dentro do portfolio da empresa no Brasil, é o primeiro pneu verde desenvolvido exclusivamente para o mercado de reposição e change over. O produto nasce com um novo padrão de performance e segurança em relação ao antecessor, o Phantom.
Economia de combustível, diminuição do ruído durante a rodagem, dirigibilidade, frenagem no piso molhado e seco são as principais melhorias no desenvolvimento do Cinturato P1 Plus. A dirigibilidade em todas as condições climáticas também foi beneficiada, inclusive para os motoristas com estilo de direção mais esportiva. O gráfico ao lado indica a evolução do pneu.
Este novo integrante da linha Green Performance conta com compostos que garantem maior esportividade com menor impacto ao meio ambiente, 25% menor resistência ao rolamento propiciando cerca de 5% em economia de combustível (em relação a um pneu categoria F), melhor desempenho em frenagem com até 10 metros de diferença em comparação a um pneu de categoria E e maior durabilidade com um novo padrão de rendimento quilométrico. A grande inovação se faz nos novos compostos e na banda de rodagem mais plana, que otimiza o contato com o solo e propicia excelência em estabilidade, maior precisão nas manobras, melhor desempenho em frenagem e aumento da dirigibilidade.
“A Pirelli considerou a importância da estética esportiva aliada à performance durante o desenvolvimento do novo produto. Para aumentar o desempenho em condições extremas, projetamos uma banda de rodagem com desenho assimétrico, que propicia igualmente um desgaste mais regular, que garante performance constante durante toda a vida do pneu e menor ruído. Já os sulcos longitudinais mais largos servem para otimizar a expulsão de água, diminuindo o risco de aquaplanagem, e os ombros foram desenhados para dar maior precisão às manobras. Desta forma, a empresa entrega ao mercado nacional de reposição um produto ainda mais seguro sem se esquecer da estética”, conta Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli na América Latina.
O produto está disponível para rodas de 15 a 20 polegadas. Até a segunda metade de 2016, o Cinturato P1 Plus chega a 16 medidas, formando a gama completa. “As medidas disponíveis para este novo produto cobrem 72% do mercado de customização e 78% dos segmentos High Performance (HP) e Ultra High Performance (UHP). A Pirelli decidiu lançar este produto tendo em vista o crescimento destes três segmentos, acima da média de mercado. De acordo com dados de mercado, enquanto o parque circulante brasileiro aumentou em 9% de 2011 a setembro 2015, os veículos HP e UHP cresceram 13%. Para o mercado de pneus, o crescimento que estimamos entre 2011 e 2016 para estes dois segmentos é de 6,5% e para o premium é de 25%, enquanto o mercado total cresce 6% no mesmo período. Desta forma, a companhia observou a oportunidade deste tipo de produto no mercado, com crescente procura por parte dos consumidores. A etiqueta ajudará o consumidor para entender as características inovadoras deste novo produto”, informa Marco Maria Tronchetti, diretor de Marketing da Pirelli na América Latina.
O pneu recém-lançado sai de fábrica certificado com nível B ou C de economia de combustível, dependendo da medida. Em todas elas, o Cinturato P1 Plus é classificado com nível A de frenagem no piso molhado, garantindo o máximo grau de segurança, e 72 decibéis em emissão de ruído externo.
Com este lançamento, a Pirelli se antecipa às datas de implantação do programa brasileiro de etiquetagem de pneus, que entra em vigor a partir de outubro de 2016 para produção e importação e, a partir de abril de 2017, para distribuição.