Quem poderia imaginar isso! A Geely, fabricante chinesa de automóveis e dona da Volva, divulgou a primeira imagem do TX5, uma nova geração de táxis, a qual irá substituir os atuais TX4, introduzidos em 2010.
Com chegada às ruas previsto para 2017, o TX5 dispensa o tradicional motor turbo diesel, de 2,5 litros da VM Motori, por uma evoluída motorização híbrida Plug-in – aquela elétrica. As especificações técnicas ainda não foram divulgadas. Sabe-se apenas que terá um motor a gasolina de quatro cilindros e que as baterias terão capacidade para um “período prolongado” em modo elétrico.
A Geely adianta ainda que o TX5 está em plena conformidade com os requisitos exigidos quanto a espaço para passageiros, até seis, acesso a cadeiras de rodas e pequeno raio de viragem.
Os responsáveis pelo desenho do TX5 afirmam que o estilo foi diretamente influenciado pelo FX4 que remonta a 1958. Os táxis londrinos são desde 1948 construídos pela Manganese Bronze, na fábrica de London Taxis International, que já produziu desde o seu início mais de 100.000 unidades.