A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia o lançamento dos pneus KMax, nova linha de produtos para caminhões e ônibus que conta com os modelos KMax S, KMax D Traction e KMax Extreme.
Esses pneus são voltados para as aplicações regional e regional severa, cujo mercado representa cerca de 40% do que é comercializado atualmente no segmento de pneus comerciais. O serviço regional é aquele realizado em vias pavimentadas e sinuosas com aclives e declives acentuados, onde os veículos trafegam com velocidade variável no transporte de carga e passageiros. Esta é a condição mais encontrada nas estradas brasileiras. Já o serviço regional severo é feito em vias e ruas pavimentadas com percursos sinuosos e manobras constantes, onde os veículos trafegam com velocidade média baixa.
Atualmente, o mercado atendido por essa linha de pneus equivale a R$ 3,1 bilhões por ano. Até 2016, a previsão é de que corresponda a 3,5 milhões de unidades e, até 2020, a expectativa é de crescimento de 4,7% ao ano.
“Nossa competitividade no Brasil é muito forte. Fomos líderes no segmento em 2014. Apesar de vivermos um momento desafiador, vemos a possibilidade de retomar o crescimento em longo prazo. Por isso, continuamos investindo em produtos com alta tecnologia agregada e performance comprovada, que atendem à mais importante necessidade do nosso cliente: o menor custo por quilômetro”, afirma Antonio Roncolati, diretor da unidade de pneus comerciais.
O desenvolvimento da linha KMax envolveu testes de rodagem com 19 frotas de vários Estados do Brasil, totalizando mais de 350 milhões de quilômetros rodados. O atributo principal da nova linha é a ênfase na maior quilometragem percorrida, trazendo melhor relação custo-benefício para as frotas comerciais, uma das principais demandas do segmento.
Em testes com seus respectivos antecessores, o modelo KMax S entrega até 10% a mais de quilometragem, o Kmax D Traction responde por até 5% a mais de quilometragem, e o modelo Kmax Xtreme entrega até 15% a mais de quilometragem. *
As inovações empregadas na construção dos pneus incluem a tecnologia Intellimax, que engloba, entre outros atributos, o uso de novos compostos, bandas de rodagem com camada dupla e sulcos interligados para máxima quilometragem. A linha também conta com a tecnologia Duralife, que fornece maior resistência devido à combinação entre otimização da banda de rodagem, construção da carcaça com quatro cintas estabilizadoras de aço e monitoramento constante da produção dos pneus.
A tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) pode ser incorporada opcionalmente na construção dos pneus. O sistema permite a identificação eletrônica do pneu na frota por meio do Control Max, uma solução inovadora da Goodyear que proporciona o monitoramento, gerenciamento e controle completo de toda a vida útil dos pneus de uma frota. Isto traz mais agilidade no dia a dia da operação e otimiza o controle da segurança patrimonial, auxiliando no controle de custos e manutenção. Trata-se de um importante diferencial para o gestor da frota, que busca constantemente novas alternativas para ampliar a eficiência das operações e reduzir os gastos inerentes à circulação e manutenção dos pneus.
Os novos pneus KMax da Goodyear ainda contarão com uma novidade: sete anos de garantia, dois a mais do que o usual. Com isso, a companhia reitera seu compromisso em prover soluções eficientes e de alta confiabilidade para gestores de frota. Além disso, a capilaridade da rede Goodyear permite a disponibilidade do lançamento já em todo o Brasil a partir de novembro de 2015.
* % de quilometragem e atribuições máximas comparando-se com seus antecessores, G658, G667 e G658 em serviço regional severo.