A Audi apresentou no NAIAS 2016 – o tradicional e popular Salão de Detroit – um novo protótipo que demonstra a introdução de tecnologias alternativas. O h-tron quattro é um SUV com um sistema de células de combustível de hidrogênio, cuja tecnologia, incluindo a plataforma, arquitetura dos motores elétricos e as baterias, foi baseada no protótipo e-tron quattro.
Permitindo uma mobilidade de emissões zero e com a capacidade de ser reabastecido em apenas quatro minutos, o protótipo da Audi tem uma autonomia de 600 quilômetros. Além disso, o veículo de tração integral consegue atingir os 100km/h em menos de sete segundos e uma velocidade máxima (limitada) de 200km/h. Dentro da cidade e a velocidades inferiores, o veículo pode ser conduzido apenas com tração dianteira.
A construção do h-tron quattro foi feita tendo em conta a quinta geração das células de combustível que estão a ser desenvolvidas em Ingolstadt. A sua introdução deverá acontecer quando a Audi lançar a versão de produção do h-tron quattro, prevista para 2020. O protótipo tem 4880mm de comprimento, 1930mm de largura e 1540mm de altura.
A nova célula de combustível é abastecida de hidrogênio que é armazenado em três depósitos de plástico reforçado de fibra de carbono. Capaz de fornecer eletricidade equivalente a 150cv de potência a nova célula foi colocada no mesmo lugar onde habitualmente é colocado o motor. De acordo com a Audi, a nova tecnologia é 60% mais eficiente do que aquela que veio substituir.
O sistema de hidrogénio alimenta dois motores elétricos, um de 122cv colocado no eixo dianteiro e outro de 190cv instalado no eixo traseiro. Tudo somado significa que o h-tron quattro tem uma potência combinada de 285cv.
O condutor pode ainda optar por uma condução mais eficiente ao utilizar os modos de condução ‘gliding’ ou ‘coasting’ para recuperar energia. A eficiência aerodinâmica em velocidades constantes foi otimizada graças à utilização de uma suspensão adaptativa, com dois modos de funcionamento.
O interior do h-tron quattro é fortemente inspirado no protótipo Prologue, apresentado em 2014 em Los Angeles. Com capacidade para quatro passageiros, cada um com direito a um banco individual, o protótipo tem como um dos principais destaques os ecrãs OLED que serão introduzidos na quarta geração do A8 a ser lançada em 2017. Devido aos depósitos de hidrogénio, a capacidade de armazenamento da mala foi reduzida para 500 litros, menos 115 que o e-tron quattro.
A Audi resolveu dar também uma pequena amostra do que poderemos esperar no futuro vindo da marca no que toca a tecnologia de condução autónoma. Incluídos no programa Piloted Driving, o h-tron quattro inclui tecnologias como sensores de radar, câmaras stereo, sensores ultrasônicos e um scanner laser. Todos estes sistemas são controlados através de um sistema central chamado zFAS. Com as informações obtidas através dos diversos sensores o carro consegue realizar tarefas de condução a velocidades até 60km/h.