O mercado de veículos premium e luxo parece que sente muito pouco a crise que assola o setor de automóveis no Brasil. A Mercedes-Benz é um exemplo disso. Só no ano passado, comercializou – no mundo – mais de meio milhão de SUVs sendo as versões GLC e GLA as mais vendidas. E para provar que aposta no segmento aqui no Brasil, apresentou dois modelos : o GLC – que substitui o GLK – e o novo GLE Coupé.
O Mercedes-Benz GLC, voltado para um público alvo de homens e mulheres com idade entre 40 a 60 anos que buscam conforto mas não abrem mão da esportividade e tecnologia, ele vem com 80 quilos a menos de peso e porta-malas com 80 litros a mais que a versão anterior. Um novo câmbio foi colocado o 9G Tronic com padlle shift, que atende muito bem às chamadas feitas pelo condutor.
As novidades apresentadas no modelo ficam por conta do conforto do motorista, o sistema de chave é o keyless go, ou seja, chave presencial e botão de partida no console central. O porta-malas conta com abertura e fechamento através de um botão e tem a função anti-esmagamento.
O motor do Mercedes-Benz GLC é de 1991 cm3 , com potência máxima de 211 cv e torque de 350 Nm entre 1.400- 4000 rpm. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos . Para quem quer comprar um carro na categoria do Audi Q5, BMW X3, Discovery Sport ou Volvo VX 60, essa GLC é uma excelente opção.
A versão que andamos veio equipada com teto solar, tapetes AMG, console central com acabamento em black piano, volante esportivo com base reta ,bancos dianteiros com 3 posições de memória, sistema de som Harman Kardon (excelente, por sinal) borboletas para mudança de marcha, pedal esportivo entre outros.
A versão avaliada por Super Top Motor – em conjunto com nosso parceiro site do Carsughi – na estrada e, ao ser necessário fazer uma ultrapassagem, basta reduzir uma ou duas marchas e ele responde imediatamente, retomando a velocidade logo em seguida. Para tornar ainda melhor a condução, esse carro conta com um seletor de modo de condução, onde pode-se escolher entre modo dinâmico, sport, sport mais, conforto e individual(personalizado). Essas mudanças ocorrem no motor, no volante, no pedal do acelerador, possibilitando mais agilidade nas trocas de marchas e esportividade ao dirigir.
Interessante usar os recursos visuais que ele possibilita, ou seja, ao usar o modo sport + por exemplo, existe um gráfico que mostra o desenho do carro e o centro de gravidade para onde é deslocado quando se acelera. Existe também um gráfico de consumo de combustível, embora eu acredito não ser a maior preocupação do condutor. Seu preço é de R$ 222.900,00 e R$ 264.900,00 para a versão Sport.
GLE Coupé
Outro modelo de SUV – é assim que a Mercdes-Benz clássica o modelo – foi o GLE. E Coupé que a marca alemã aposta demais. Equipado com motor V6 de 2996 cm3, potência máxima de 333cv e torque de 480 Nm entre 1600-4000 rpm. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Esse carro apresenta um diferencial em relação ao GLC que é a suspensão pneumática a ar, chamada pela Mercedes de AIRMATIC, que mantém a pressão constante e que pode ser regulada eletronicamente para ficar mais dura ou mais mole, tendo como efeito prático em curvas, por exemplo, um alto nível de aderência ao solo, transmitindo ao motorista toda a segurança necessária. Esse tipo de suspensão também reduz o ruído e as vibrações em altas velocidades. Ele tem tração 4matic, nas 4 rodas combinada com a transmissão 9GTronic, as nove marchas que podem ser trocadas com o auxílio das borboletas.
O sistema de som também é Harman Kardon, com 14 alto falantes que proporcionam uma experiência acústica única ao dirigir. A tela multimídia tem 8 polegadas e a partir de março contará com o sistema Apple Car Play.
Os bancos são em couro Nappa com três opções de cores e ambos são com comandos elétricos para assento, costas e pescoço, além da almofada lombar e contam com três posições de memória pré-selecionadas.
Uma nova função integra esse carro no quesito segurança que é chamada de PRIMING, que consiste na aproximação das pastilhas de freio do disco, assim que ocorre uma rápida desaceleração, fazendo com que a frenagem ganhe um segundo a mais. O mesmo ocorre com chuva, ao aumentar o a velocidade do limpador, esse mecanismo entra em ação para que a frenagem ocorra mais rápida e de forma mais segura.
O teste drive de apresentação do modelo foi em estrada por um percurso de mais de 15 quilômetros. Impressionante como o GLE Coupé se comporta na estrada. Nada lembra os tradicionais SUVs, mais parece mesmo um confortável sedã grande.
Esse carro também conta com o recurso de um botão giratório que seleciona o modo de condução, sendo conforto, sport, sport +, eco e personalizado, fazendo as mesmas alterações da GLC acrescido no modo esportivo de ajuste automático da suspensão. Para quem pensa em comprar um SUV grande, que concorre com BMW X6, Porsche Cayenne, Range Rover Sport, essa é uma bela opção. O preço dessa versão é de R$ 415.900,00 e da versão Coupé Night é de R$425.900,00, que vem com mais acessórios.
Fotos: Studio Mallagrine/Fábio Gonzales