Mudou! Será que vai funcionar? Pois bem, o Grupo de Estratégia da Fórmula 1 aprovou, por unanimidade, a reformulação do formato da qualificação dos GPs já na temporada 2016. O formato baseia-se em um sistema de eliminação, o que significa que o piloto mais lento será eliminado num determinado momento da classificação.
A qualificação permanecerá como uma sessão de uma hora, dividida em três partes, mas os pilotos devem estar em pista até serem eliminados.
A Q1 vai agora durar 16 minutos e depois de 7 minutos, o piloto mais lento terá de abandonar a sessão. A cada 90 segundos, o piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até que restem apenas 15 pilotos em pista.
Depois de uma pequena pausa, o Q2 terá início, com duração de 15 minutos e com o piloto mais lento eliminado após 6 minutos. Como na Q1, o piloto mais lento será eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até que restem 8 pilotos.
O Q3 vai durar 14 minutos e o processo será repetido novamente com o mais lento a ser eliminado depois de cinco minutos.
Os próximos 5 pilotos serão eliminados em intervalos de 90 segundos deixando os dois pilotos que restem a lutarem pela pole-position nos últimos 90 segundos.
A alteração terá agora de ser ratificada pelo Conselho Mundial de Automobilismo, o que deverá acontecer na próxima reunião a 4 de março.
Entenda a nova fórmula:
1
– 16 minutos de duração;
– Após 7 minutos, o piloto mais lento é eliminado;
– O piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até à bandeirada; – sete pilotos eliminados, 15 avançam para a Q2.
Q2
– 15 minutos de duração;
– Após 6 minutos, o piloto mais lento é eliminado;
– O piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até à bandeirada;
– sete pilotos eliminados, oito avançam para a Q3.
Q3
– 14 minutos de duração;
– Após 5 minutos, o piloto mais lento é eliminado;
– O piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até à bandeira de xadrez;
– 2 pilotos em pista nos 90 segundos finais que lutarão pela pole-position.