A responsabilidade social está no DNA da ZEN. Comprometida com ações em favor da sociedade, a fabricante catarinense de componentes automotivos decidiu alavancar a doação de recursos a hospitais, programas de qualificação profissional, atividades culturais e patrocínios esportivos. Com base nos seus resultados do ano passado, a empresa destinou R$ 309.000,00 a diversos projetos por meio da dedução de imposto de renda. Há mais de 10 anos, a ZEN recorre às principais Leis de incentivo fiscal do País – como a Rouanet, a Lei do Câncer e Mobilidade Física e o Fundo da Infância e Adolescência – para viabilizar esses repasses, cujo total, em 2016, será seis vezes maior que o dos anos anteriores, um recorde que orgulha a todos na corporação.
Com a iniciativa, instituições de grande reputação regional e nacional, como o Hospital do Câncer de Barretos (SP) e o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, contam com novos aportes para apoiar o desenvolvimento de suas atividades.
A gerente de Recursos Humanos da ZEN, Schirlei Knihs Freitas, ressalta que a atuação responsável é um dos principais valores da empresa, algo que é amplamente disseminado entre todos os colaboradores. “A mesma cultura de excelência dos nossos produtos e processos é refletida nas respostas que queremos dar à sociedade através de ações que a beneficiem. Nossos colaboradores, diretoria e acionistas têm o mesmo compromisso de fazer da ZEN uma empresa cidadã”, afirma.
Neste ano, 55% dos recursos foram destinados ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), à Lei do Idoso, à Lei do Esporte, ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS). Os outros 45% para a Lei Rouanet, que engloba diversas ações voltadas à cultura, educação e lazer.
A gerente de Recursos Humanos lembra que tão importante quanto a doação da empresa é a obrigatoriedade previstas nas Leis de incentivo de que as entidades beneficiadas prestem contas da aplicação dos recursos, o que possibilita à empresa acompanhar de perto o que é realizado, uma garantia de que as verbas estão alcançando o seu objetivo. Em 2015, o Hospital Pequeno Príncipe utilizou do recurso viabilizando oficinas e apresentações musicais dentro da unidade, atingindo um público de mais de 25 mil pessoas.
Confira no quadro todos os projetos apoiados pela ZEN por meio de leis de incentivo.
Como exemplos de projetos que estão sendo beneficiados em 2016, há o do Hospital do Câncer de Barretos (SP), por meio da Lei do Idoso, cujos recursos são destinados à manutenção dos atendimentos. Por meio da Lei do Esporte, a Associação Atlética ABEL recebe recursos para manutenção de seus projetos que atendem mais de mil jovens nas cidades catarinenses de Brusque e Botuverá, e, com a Lei Rouanet, a produção do documentário “Vozes do Meu Vale”, que abordará os dialetos falados na região do Vale do Itajaí (SC).
Segundo Schirlei, as porcentagens a serem repassadas a cada projeto são calculadas com base no lucro da empresa ao longo do ano, onde parte do valor devido ao Imposto de Renda pode ser revertida a projetos que se enquadrem dentro das leis de incentivo fiscal. A gerente lembra ainda que é possível a Pessoa Física optar por essa forma de contribuição. “Em vez de pagar o imposto, o cidadão consegue fazer uma doação por meio das leis de incentivo”, reforça.
Em 2016, a empresa volta a apoiar, pelo segundo ano, a temporada de teatro de Brusque (SC). Em sua 2ª edição, o festival BQ (en)Cena leva à cidade espetáculos locais e nacionais, e uma oficina de montagem teatral direcionada para jovens atores e interessados na arte de representar. Até agosto de 2016, será um total de 30 apresentações – sete nacionais e duas regionais, selecionadas pelo 2º Edital da Temporada, além de mais três espetáculos convidados.
O principal objetivo da ZEN ao apoiar estes projetos é levar ao público ações que proporcionem o conhecimento, o aprimoramento e o desenvolvimento, por meio do incentivo aos segmentos de cultura, esporte e saúde. “É gratificante ver o orgulho de nossos colaboradores, em saber que a empresa contribui de forma direta com projetos relacionados a cultura, esporte e saúde, dos quais muitos participam ativamente, como as apresentações teatrais e as equipes de vôlei patrocinadas pela ZEN”, conta Schirlei.