O “Halo”, o sistema de proteção do habitáculo dos Fórmula 1 proposto pela Mercedes, já testado pela FIA e que a Ferrari usou nos testes de Barcelona, poderá ter uma alternativa desenvolvida pela Red Bull Racing.
O sistema será do tipo “bolha” de vidro, semelhante à dos aviões militares. “A Red Bull vai propor um outro tipo de cúpula transparente que acreditamos ser uma opção mais segura que a estrutura do halo”, revelou Christian Horner, diretor da Red Bull Racing.
Horner adianta que a estrutura terá ainda de ser testada, o que espera “seja feito rapidamente. Apresentamos o projeto seguindo as exigências da FIA e penso que é uma solução viável. Até mesmo para 2017”, revela.
Quem revelou apoio ao sistema da Red Bull foi a diretora da Williams, Claire Williams. A filha de Frank Williams já teve oportunidade de ver as duas propostas e não tem dúvidas: “Na verdade gosto mais do conceito de avião-caça da Red Bull. Se vamos ter estes novos monolugares que supostamente deverão ter um ar futurista, ponham uma coisas dessas, será mais entusiasmante. Mas, aí, claro que teremos de nos preocupar com a água, a condensação e vários outros problemas”, lembrou.
Independentemente da opção, Claire Williams quer acima de tudo, melhorar a proteção dos pilotos: “O mais importante é encontrarmos o dispositivo que dê maior segurança aos pilotos e até isso ser determinado, eu apoio qualquer que seja o conceito que dê melhores resultados”. A introdução da proteção dos habitáculo não está totalmente fechada para 2017. As regras para a próxima temporada terão de ser definidas até ao final de abril, de acordo com a FIA.