Não sei o porquê, as montadoras criam as tais versões “aventureiras” o que, na verdade, são só acessórios esportivos para dar-se a ideia de um veículo off-road. Alguns deles ficam bem “bonitinhos. Outros um verdadeiro “pavor”! Mas, no caso do Hyundai HB 20X acertaram pois caiu feito uma luva, principalmente com o seu novo visual da linha 2016.
Os destaques do modelo ficam por conta da reestilização – nova frente, grade, conjunto óptico dianteiro e traseiros, além de novas linhas mais aerodinâmicas e suaves – que traz detalhes exclusivos que tentam deixá-la bem diferente da versão padrão do modelo. O destaque não é visual e sim a nova direção elétrica, exclusividade para a linha HB20X. Outra importante novidade é que o câmbio manual de seis marchas, para reduzir o consumo de combustível. Este foi o modelo cedido pela montadora coreana para avaliação de Super Top Motor que teve até direito a uma viagem até a litorânea Gaurujá, SP.
O Hyundai HB20X é equipado com a motorização 1.6 de 128 cv de potência e torque de 16,5 kgfm , ambas quando o combustível é etanol. Mecanicamente, a principal mudança fica por conta das transmissões manual e automática, que sempre têm seis velocidades. Em comparação aos câmbios manual de cinco e automático de quatro marchas vendidos anteriormente, os novos prometem reduzir o consumo de combustível do carro. Segundo os dados da Hyundai com o novo câmbio manual faz 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada abastecido com etanol.
As novas caixas de transmissão, aliadas a alterações técnicas nas velas de ignição, pistões, anéis de vedação, alternador e nos novos defletores e pneus verdes, contribuíram com melhorias, inclusive, na classificação do carro pelo Inmetro. O HB20X manual passou da nota B para a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que avalia o nível de emissões de poluentes de cada veículo. Mas, a alteração mais sensível foi no motor com câmbio automático, que saltou da nada satisfatória nota D para a A. Na prática, as duas versões, agora, figuram entre os carros com menores taxas de emissões no País.
Uma das explicações oficiais da Hyundai para a direção elétrica ser exclusividade da versão aventureira é que a maioria das unidades vendidas dela é equipada com câmbio automático. Assim, a direção elétrica contribuiria com a redução no consumo de combustível, que costuma ser pior nessa configuração. A marca também explica que o HB20X é mais caro do que o HB20, então o custo da nova peça seria melhor absorvido. Por fim, explicam que “a porcentagem de clientes mulheres é maior no HB20X, cerca de 50% do total, sendo um público que valoriza mais esse tipo de conforto”.
Foi no dia a dia que pudemos sentir realmente o que são essas novidades no modelo – nota do editor: não andamos na versão anterior do HB 20X. O Hyundai HB 20X é um daqueles carros honestos, que é difícil de se falar mal e que conta com uma perfeita sintonia entre motorização e câmbio. Seu rodar é macio é confortável com o sistema de suspensão totalmente feito para as condições das ruas e estradas aqui do Brasil. Sistema de freios é muito seguro quando acionado. É mesmo uma boa pedida que vale ser indicada.
O preço do Hyundai HB 20X é de R$ 55.395 e traz os seguintes itens de fábrica: direção elétrica, ar-condicionado, quatro vidros elétricos, retrovisores elétricos com repetidores de setas, computador de bordo, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura e banco traseiro rebatível. O sistema de som batizado de blueAudio conta com rádio, MP3, entradas USB e auxiliar, Bluetooth e comandos no volante. Há, ainda, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, barras de teto, limpador e desembaçador do vidro traseiro, chave canivete e pedais com acabamento em alumínio. O pacote de itens de segurança tem alarme, travamento automático das portas e fixação Isofix. As rodas são de liga-leve de 16 polegadas.