A CNH (Carteira Nacional de Trânsito) é o documento obrigatório para as pessoas que queiram dirigir veículos automotores. Por isso é tão importante conhecer sobre esse documento e estar com ele sempre regularizado. Mas há algumas curiosidades relacionadas à CNH que você talvez desconheça – como as que você vai ver agora.
Quando surgiu o quê…
- 1998 – Novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
- 2001 – Sistema de gerenciamento e controle do processo de treinamento de motoristas para fiscalização da carga horária dos alunos.
- 2005 – Coleta biométrica das digitais para alunos e instrutores e exigência de cursos de renovação e reciclagem para condutores infratores.
- 2010 – O Contran estabelece que 20% das aulas práticas de condução devem ser ministradas à noite.
- 2015 – A obrigatoriedade do simulador em implantação. (Mínimo de 5 horas de aula em simulador.)
Aulas com pessoas não autorizadas
Você sabia? Aulas de direção com uma pessoa já habilitada, mas que não tem permissão para ensinar a dirigir, pode gerar infração gravíssima.
Restrições para dirigir
Às vezes, o motorista tem alguma restrição que o impacta de alguma forma na dirigibilidade, e só pode conduzir um veículo se estiver de acordo com essa restrição. Por exemplo, uma pessoa que precisa de lentes ou óculos para dirigir só pode conduzir um veículo se estiver com esses acessórios.
A carteira de habilitação possui um campo chamado de “OBSERVAÇÕES”, que fica localizado abaixo da validade da CNH. Caso haja alguma restrição para o habilitado, esse campo é preenchido com um código que informa qual é a restrição que o motorista tem a obrigação de respeitar quando estiver ao volante.
Multa
Caso não esteja portando a CNH, o motorista está sujeito às seguintes consequências:
- Infração leve;
- 3 pontos na carteira;
- Multa no valor de R$ 53,20;
- Veículo retido até apresentar sua habilitação.