A AUDI AG registrou crescimento no início do segundo trimestre deste ano. Em abril, as entregas mundiais aumentaram 7,5% se comparadas ao ano anterior, para cerca de 164.350 automóveis. Os dois maiores mercados da marca, China e Alemanha, reportaram taxas de crescimento substanciais de 9,4% e 12,4%, respectivamente. Em termos globais, as vendas acumuladas desde janeiro subiram 4,9% com relação ao mesmo período de 2015, para cerca de 620.100 unidades. Essa foi a primeira vez na história da empresa que mais de 600 mil clientes escolheram um Audi nos primeiros quatro meses do ano.
“O resultado para abril demonstra que temos sido bem-sucedidos na nossa iniciativa de lançar modelos em um número cada vez maior de mercados”, afirma Dietmar Voggenreiter, Membro do Conselho Administrativo para Vendas e Marketing da AUDI AG. “Continuamos a aumentar nossas vendas em todas as principais regiões, o que reflete o equilíbrio saudável dos negócios. Na China, a tendência é positiva; nos Estados Unidos e na Europa, a Audi tem crescido mais rápido que o mercado desde o início do ano.”
No mês passado, os dois modelos lançados mais recentemente apresentaram um forte crescimento nas vendas. As do novo Q7 subiram 67,5%, para aproximadamente 8.400 unidades no mundo todo, encabeçando o desenvolvimento bem-sucedido da frota de SUVs da marca. De forma geral, a demanda por utilitários-esportivos em todos os segmentos cresceu 17,2% em abril, resultando em aproximadamente 52.150 unidades. O novo A4 também obteve sucesso: as vendas de toda a família aumentaram 34,7% durante o mês para alcançar cerca de 32.100 automóveis comercializados, isso antes mesmo da introdução do modelo no mercado chinês.
Na China, o novo A4 L chegará às concessionárias no segundo semestre. A versão com entre-eixos alongado foi desenvolvida especificamente para os clientes chineses fez sua estreia mundial durante o Salão de Pequim, no final de abril. A expectativa é que o A4 L repita o sucesso do modelo anterior. A Audi já entregou quase 700 mil unidades do veículo para seus clientes no país. A marca vendeu 49.576 unidades na China em abril, superando em 9,4% sobre o mesmo mês do ano anterior. O Q3, cuja geração mais recente começou a ser comercializada na China no mês passado, registrou crescimento de +25,6%, para 7.298 carros. O A3 também continua a ser bastante popular junto aos clientes chineses, crescendo 30,6%, para 7.398 carros. O mês foi encerrado com sucesso em toda a região da Ásia-Pacífico com um aumento geral de 9,8%, resultando em cerca de 57.300 entregas.
Na Europa, juntamente com a Alemanha (+12,4% para 28,844 carros), os principais mercados do sul da Europa iniciaram o segundo trimestre com um crescimento de dois dígitos. As vendas de 6.008 unidades na Itália representam um aumento de 15% se comparadas a abril de 2015. A Espanha entregou 4.827 automóveis, um aumento de 17,6%. Fortalecida por um desenvolvimento positivo na Europa Central e do Leste, a marca manteve sua trajetória de crescimento em toda a Europa em abril: as entregas na região subiram 9%, com cerca de 78.250 unidades.
Nos Estados Unidos, os SUVs mais populares da marca proporcionaram um estímulo para os negócios da Audi da América. Impulsionadas pelo novo Q7, as vendas de utilitários no mercado norte-americano cresceram 25,6% em abril, resultando em 8.089 unidades. Para todos os modelos, a marca obteve 5,8% de aumento nas vendas nos Estados Unidos, com 17.801 automóveis. Em meio à recente queda no mercado premium dos EUA, a empresa manteve assim seu crescimento no mesmo ritmo dos meses anteriores. Na América do Norte, de forma geral, as entregas da Audi em abril alcançaram cerca de 22.400 unidades, 6,6% a mais que há um ano. Houve um ligeiro progresso para a Audi no México (+29,9%, para 1.243 carros) mais recentemente, onde o lançamento do A4 no mercado atraiu novos clientes para as concessionárias.
Vendas da AUDI AG | Em abril | Acumuladas | ||||
2016 | 2015 | Mudança com relação a 2015 | 2016 | 2015 | Mudança com relação a 2015 | |
Globais | 164.350 | 152.838 | +7,5% | 620.100 | 591.009 | +4,9% |
Europa | 78.250 | 71.770 | +9,0% | 300.600 | 278.942 | +7,8% |
– Alemanha | 28.844 | 25.663 | +12,4% | 110.107 | 98.871 | +11,4% |
– Reino Unido | 13.650 | 13.126 | +4,0% | 61.385 | 58.907 | +4,2% |
– França | 5.823 | 5.712 | +1,9% | 21.268 | 20.321 | +4,7% |
– Itália | 6.008 | 5.225 | +15,0% | 20.792 | 17.821 | +16,7% |
– Espanha | 4.827 | 4.103 | +17,6% | 18.839 | 16.425 | +14,7% |
EUA | 17.801 | 16.827 | +5,8% | 59.761 | 56.925 | +5,0% |
México | 1.243 | 957 | +29,9% | 4.751 | 4.152 | +14,4% |
Brasil | 1.054 | 1.856 | -43,2% | 5.013 | 5.870 | -14,6% |
China
(incluindo Hong Kong) |
49.576 | 45.296 | +9,4% | 189.116 | 178.611 | +5,9% |