Hamilton pagou o pago! A culpa pelo acidente no GP da Espanha foi do companheiro de equipe Nico Rosberg. E quem mostrou o detalhe foi a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou um vídeo que mostra mais detalhes sobre as razões que levaram ao acidente..
Os dois tocaram-se antes da Curva 4, depois de uma tentativa de ultrapassagem de Hamilton. A partir da câmera on board é possível ver que Rosberg e Hamilton estavam em modos diferentes de configuração de motor ao alinhar no grid de largada.
A causa do acidente se deu após a largada: o Mercedes de Rosberg entrou no modo anterior, de economia de potência, e viu a velocidade reduzida drasticamente, nomeadamente na reta antes da Curva 4.
Segundo o relatório da direção de prova, de repente, Rosberg passou a ter menos 17 km/h que Hamilton. O inglês revelou que descobriu que o colega de equipa estava com a configuração errada ao notar a luz vermelha a piscar na parte de trás do monolugar.
Ciente da diferença de velocidade, Hamilton tentou ultrapassar imediatamente, por dentro da curva 4. Quase em simultâneo, Rosberg, ao perceber que estava perdendo velocidade, colocou a alavanca de configuração de motor na posição certa, e guinou para a direita. O alemão garantiu que o movimento foi consciente, para impedir que Hamilton tentasse o ataque, e não porque perdeu o foco na pista ao olhar para o volante.
O movimento dos dois, quase simultâneo para a direita foi crucial para o acidente. Sem espaço, Hamilton foi à relva, despistou-se e acabou por abalroar o carro do colega de equipe. A Direção de Corrida classificou o caso como acidente de corrida. Cientes da configuração errada do motor de Rosberg e da diferença de velocidade entre os carros, os comissários concluíram que o alemão “tinha direito” de executar o movimento para defender a posição, ao mesmo tempo que a tentativa de ultrapassagem de Hamilton era “razoável”.