Fórmula 1: Alonso foi a “cobaia” de Toto Wolff no GP do Canadá

000_861AN-1170x400

Como pode isso? O diretor esportivo da Mercedes, Toto Wolff, aproveitou sua entrevista ao site oficial da Fórmula 1 para ridicularizar a Ferrari por desperdiçar uma oportunidade única de vencer no Canadá.

Toto reconheceu que a estratégia foi a chave da vitória de Lewis Hamilton e assegurou que a sua equipa utilizou Fernando Alonso como “cobaia”. O plano inicial da Mercedes era fazer duas paradas para troca de pnsus, tal como todas as equipes menos a McLaren e Williams, porém a entrada do “Safety Car Virtual” na volta número nove o fez mudar de estratégia.

Wolff explicou que a Mercedes descartou fazer a primeira parada durante o “Safety Car Virtual” (VSC) porque era muito cedo. E quando a Ferrari chamou Sebastian Vettel na volta 11 tinham a noção de que a melhor opção era fazer tudo ao contrário do que a formação italiana fizesse.

wolff-f1-williams-formula

“A estratégia de duas paradas era a mais rápida por muitos segundos, mas era óbvio que o VSC chegou cedo demais. Segundo os nossos cálculos, era muito cedo para duas trocas. Por isso, decidimos aguentar e mudar completamente os nossos”, explicou o chefe da Mercedes. Segundo Wolff, a estratégia escolhida pela McLaren para Alonso deu à Mercedes informação útil para saber se os pneus macios, o composto mais duro disponível no Canadá, seria capaz de realizar mais de 45 voltas.

O espanhol fez a troca de pneus na volta 17 e Hamilton foi chamado pela Mercedes na volta 24. O britânico tinha sete voltas de margem sobre Alonso no caso do McLaren não aguentasse com o segundo conjunto de pneus. “Com estas temperaturas tão baixas vimos que havia possibilidade de fazer uma só troca de pneus, mas sinceramente até dez voltas do final não estávamos completamente seguros disso. O que nos deu confiança foi que a temperatura não caiu. Isso, e Fernando Alonso que foi uma cobaia para nós”, afirmou.

459703024_1

Alonso completou 52 voltas (da 17 à 69) com o mesmo jogo de pneus e fez a sua volta mais rápida na 67, duas voltas antes de ver a bandeira de xadrez. Hamilton chegou às 46 voltas (desde a 24 à 70) e também fez a melhor volta a duas do final, na 68. “Fernando fez mais sete voltas que Hamilton. Por isso se começasse a correr mal tínhamos tempo para reagir. É evidente que o pneu macio é muito robusto”, concluiu Toto.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes