Uma coisa é fato em dias mais frios: dar a partida no carro fica mais difícil. Principalmente se estiver abastecido com etanol sem a gasolina no reservatório de partida a frio. Para evitar surpresas em meio a temperaturas baixas, e para deixar a manutenção do veículo em dia, Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL, uma empresa do Grupo MAPFRE, compartilha dicas relevantes.
Em períodos de inverno, os motoristas podem ter problemas antes mesmo de sair de casa para o trabalho ao tentarem dar a partida no carro. “O automóvel fica inativo durante toda a noite e, assim como as pessoas, leva um tempo até acordar e cumprir com suas obrigações. Em temperaturas baixas, ou até mesmo negativas, é comum o óleo lubrificante ficar mais viscoso e demorar a esquentar e prejudicar a lubrificação ideal do motor. Nessas condições a água do radiador pode congelar caso não seja utilizado o aditivo de radiador, ocasionando trincas em componentes do sistema de arrefecimento”, comenta.
Outro erro recorrente, segundo o especialista, é tentar dar a partida repetidas vezes. “A persistência em tentar fazer o veículo ‘pegar’ pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas e, como consequência, há mais trocas do item ou pela vida útil, que está chegando ao fim, ou pelo desgaste provocado pelas tentativas de partida até o motor funcionar”, complementa Burin.
Confira três dicas e evite entrar numa fria com o seu carro:
- Caso use aditivos para o sistema de arrefecimento, prefira os recomendados pelas montadoras. Consulte sempre o manual do condutor.
- Evite deixar os equipamentos elétricos como luz, rádio ou ar-condicionado ligados enquanto o motor estiver desligado. Poupe a bateria.
- Verifique semanalmente o nível do reservatório de partida a frio para não ser pego de surpresa.