Com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho da comunidade de novos artesãos e incentivar o empreendedorismo e a criatividade, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a 3ª edição do Mercado Manual em parceria com a Floristas Produções. Com entrada gratuita, o evento ganha ares de festival com apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e gastronomia nos dias 2 e 3 de setembro, das 10h às 20h.
Mais de 80 expositores apresentarão produtos e serviços autorais que abrangem itens para a casa, fotografias, joias e acessórios, sapatos, bolsas, papelaria, moda, saúde e bem-estar. A pracinha gastronômica oferecerá quitutes e comidas variadas de expositores locais. A programação completa com a lista de expositores, oficinas e atrações musicais será divulgada em breve no site www.mcb.org.br.
Santinho, por Morena Leite
Comandado pela Chef Morena Leite, o Restaurante Santinho apresenta uma gastronomia tropical do Brasil, com tapiocas, chips de raízes brasileiras e os famosos brigadeiros de capim santo. Sua cozinha é baseada na alimentação saudável, utilizando a técnica francesa e ingredientes brasileiros
Morena Leite cresceu em Trancoso, e desde pequena, acompanha os avanços dos pais à frente das panelas do restaurante da família. Foi na renomada escola francesa Cordon Bleu, que a Chef encontrou a técnica para orientar um trabalho essencialmente emocional, que consiste em brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais.
Com muita bossa e maturidade gastronômica, Morena inseriu seu restaurante no ranking dos melhores da gastronomia brasileira contemporânea de São Paulo.Em 2005, lançou seu livro em francês Brésil Sons et Saveurs (Brasil Sons e Sabores), que ganhou o prêmio de melhor livro de cozinha do mundo no quesito inovação, na Suécia. No mesmo período, passou uma semana como Chef convidada no restaurante Lê Chene Vert, na Galeria Laffayete, em Paris.
Cumbuquinhas
Cumbuquinhas é um trabalho de mão e filha, que têm em comum a paixão pela culinária. São desenvolvidos mix de ingredientes para o preparo de cookies e brownie. Todos os produtos são feitos à mão, com os melhores ingredientes, para que a experiência na cozinha seja inesquecível. Sem utilização conservantes, espessantes ou similares. Acredita-se que a boa culinária depende de ingredientes de qualidade e boas ideias.
P de Pimenta
A P de Pimentas nasceu em setembro de 2014 a partir da tradição de presentear. Um pimenteiro desconhecido em Pernambuco em meados dos anos 80 elaborava um molho curioso, misturando pimentas com frutas e outros condimentos para distribuir aos amigos e produzia somente uma vez ao ano. Pedro Reis teve acesso a receita e a partir dela experimentou medidas e outras pimentas, criando molhos que surpreenderam o paladar de quem os desbravava. Dessa forma nascia a P de Pimentas – Chili Experimental, elaborando molhos a partir da oferta de pimentas dos mercados de São Paulo, e entre molhos sazonais e personalizados (alguns deles criados para eventos exclusivos e nunca mais produzidos), já tem mais de 10 receitas no catálogo.
Os Maravilhosos Docinhos da Jé
A Jé (de Jéssica) cresceu dentro da cozinha, mas foi só na época de faculdade que ela deu bom uso às panelas. Começou a vender docinhos para engordar a renda, correu atrás de receitas, técnicas e inspirações, e o fluxo de encomendas só vem aumentando (o desejo de Jé de criar cada vez mais docinhos maravilhosos, também).
Mermeleia
O chileno Mauro Concha (35) e o brasileiro Thiago Henrique (31) decidiram apostar e focar na Mermeleia em 1o de abril de 2014 e hoje, pouco mais de um ano depois, já comercializam uma média de 1.000 potes de 250g de geleias artesanais por mês. E criatividade não falta para a dupla na hora de misturar frutas, legumes, chás, bebidas alcoolicas, ervas e especiarias. O resultado? Pode ser tradicional como morango com chia, maçã com canela, frutas vermelhas, ou exótico como carambola com pimenta rosa, pera com Amaretto e chá verde com alecrim. E tem também Vodka com Mérken (condimento picante com toque defumado originário da cozinha dos índios chilenos nativos), criada especialmente para o Dia dos Pais.
Serviço:
Mercado Manual
Data: 2 e 3 de setembro de 2016, sexta e sábado das 10h às 20h – Entrada Gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, (11) 3032-3727