ZEN e SAMAE se unem para preservar mata nativa em Brusque

 shutterstock_246896854-2

A autopeças catarinense ZEN e o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Brusque uniram forças para ajudar na preservação da mata ciliar no município, colocando em prática um projeto que tornou possível a plantação de 70 mudas de árvores nativas, em um terreno de 850 metros quadrados, localizado no bairro de Limeira. Com isso, a maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, em parceria com a companhia de saneamento da região, reforçam sua atuação ambientalmente responsável, desenvolvendo atitudes sustentáveis para garantir a manutenção de plantas típicas da floresta tropical atlântica e o equilíbrio do ecossistema.

No local onde as mudas foram plantadas opera uma unidade do SAMAE onde é feita a captação e o tratamento de água. A presença de diversos tipos de árvores é fundamental para preservar as nascentes e, com isso, garantir a perpetuação da água e o abastecimento para a comunidade. Entre as espécies que serão cultivadas, estão o ingá (feijão e macaco), ipê, paineira, coqueiro do mato, palmeira, aroeira e tucaneira, que são típicas da floresta tropical atlântica.

O crescimento das mudas será acompanhado por profissionais do SAMAE e da ZEN, que realizarão o devido monitoramento, adubação e replantio caso necessário, além de cuidar da perpetuação das espécies. “Implantamos um sistema de gerenciamento ambiental, que conta com constantes vistorias e manutenções, para garantir que a área se mantenha em plenas condições. Entre as ações, estão inclusas as reposições de espécies em caso de ataques de animais silvestres, fortes chuvas ou outros incidentes”, afirma KeniaRovaris, supervisora de Segurança e Meio Ambiente.

ZEN NOVA cores

Na avaliação da diretora-presidente do Samae Brusque, Fabiana Dalcastagné, parcerias do setor público com o privado deveriam ser mais incentivadas, pois proporcionam benefícios mútuos. “O Samae, assim como a Zen, são empresas que têm responsabilidade com a comunidade e o meio ambiente. A recuperação e proteção dos mananciais são fundamentais quando a matéria-prima é a água. Esse tipo de projeto garantirá a integridade do sistema em que se encontra a captação do Samae, nos fornecendo, futuramente, água de qualidade e em quantidade. Além do meio ambiente, quem ganha é o consumidor e toda a comunidade”, ressalta.

Além do plantio de mudas nativas, a ZEN desenvolve programas de educação ambiental junto às escolas municipais e a comunidade de Brusque. O objetivo é conscientizar as crianças e a população sobre a necessidade de preservar a natureza para as futuras gerações. “Os principais objetivos dessas ações são despertar a preocupação individual e coletiva sobre o tema, garantir acesso à informação em linguagem adequada e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica, promovendo uma mudança cultural e a transformação social, essencial para uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade”, afirma Eduardo Bertolini, diretor industrial da ZEN.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes