O grupo Piaggio escolheu o seu modelo mais representativo para inaugurar as atividades no Brasil: a Vespa. O modelo desembarca no país em quatro versões (Vespa Primavera, com 125 e 150 cilindradas; Vespa Sprint, com 150 cilindradas; Vespa GTS 300, de 300 cilindradas; e a Vespa 946 Empório Armani, feita para celebrar os 130 anos da montadora e o 40° aniversário da empresa de moda) e em uma edição limitada para as primeiras mil unidades vendidas. Os preços partem de R$ 21 mil e os scooters começam a ser comercializados em 22 de outubro no JK Iguatemi, em São Paulo, e no Shopping Iguatemi Campinas.
Uma das grandes novidades para os colecionadores e apaixonados pelo símbolo de duas rodas é a série histórica com edição limitada, numerada de “0001” a “1.000”, feita para comemorar a chegada da Vespa no Brasil. As mil primeiras scooters comercializadas virão com uma placa que conterá a numeração especial e a imagem da bandeira nacional. Os clientes também receberão uma placa nominal, certificada pela Itália, que trará a mesma numeração impressa na moto. Além disso, a lateral do veículo receberá as cores da bandeira da Itália junto com o logotipo Vespa. O modelo escolhido para receber a distinção foi a Primavera 150 cc, uma das mais vendidas da marca.
Operação brasileira
A operação começou a ser implantada no segundo semestre deste ano, por meio da importação dos quatro modelos Vespa anunciados. Como o objetivo do Grupo Piaggio é estabelecer uma relação de longo prazo com o País, a partir de 2018 a empresa tem como projeto instalar um parque industrial. Programado para ser de tipo modular, seu crescimento se dará de acordo com a demanda e com o plano de expansão da Piaggio no País.
Neste ano, a meta da empresa é comercializar mais de 2.000 Vespas. Já para 2017, a perspectiva é ultrapassar 12.000 unidades da scooter. As expectativas para 2018 preveem a inclusão de novos produtos Piaggio montados no País, que contribuirão para um volume de 35 mil scooters anuais.
Comercialização inédita
Partindo de uma operação comercial até então inexistente no Brasil, e inédita mesmo dentro do Grupo Piaggio, as vendas da Vespa serão iniciadas em 22 de outubro nas lojas-conceito do Grupo, que serão estruturadas na rede Iguatemi de shopping. “Nós não iremos construir simples concessionárias. Nosso projeto exclusivo irá conceber Boutiques para a comercialização dos produtos. Como lidamos apenas com scooters premium, acreditamos que elas merecem um ambiente sofisticado, elegante e ao mesmo tempo tecnológico, exatamente como é a Vespa”, esclarece Santo Magliacane, CEO da Asset Beclly Investments Management, companhia que está estruturando a operação local da montadora.
Pedro Damian