No circuito de Yas Marina Hamilton venceu e Rosberg foi segundo. O suficiente para o alemão da Mercedes sagrar-se campeão com apenas 5 pontos a mais que o inglês
A última prova da temporada aconteceu em Abu Dhabi com os pilotos da Mercedes-GP na disputa pelo campeonato. Nico Rosberg tinha a vantagem, e a usou para se campeão.
Na classificação deu a lógica, o inglês em primeiro e o alemão em segundo. A segunda fila foi formada por Daniel Ricciardo (RBR) e Kimi Raikkonen (Ferrari).
Dada a largada, Hamilton manteve a ponta com Rosberg logo atrás.
A zona de conforto de Nico foi abalada após a primeira rodada de pit stop. Max Verstappen (RBR), que saiu da sexta posição, rodou logo nas primeiras voltas. Com as paradas ele conseguiu chegar na primeira posição, até bateu rodas com Rosberg e voltou a andar entre os ponteiros após trocar os pneus.
Nesta situação, o experiente Hamilton diminuiu o ritmo para forçar o companheiro ao erro ao tentar uma ultrapassagem, ou fazer com que Sebastian Vettel (Ferrari), Verstappen ou Kimi Raikkonen (Ferrari) chegassem para ultrapassá-lo.
O inglês foi advertido pelo time, o aviso foi para andar rápido, eles queriam ganhar a corrida. E Hamilton respondeu que não se preocupava com a corrida já que estava perdendo o titulo.
A estratégia de Hamilton não deu certo, porque a Mercedes está em outro patamar, assim Rosberg que somou 385 pontos na temporada, ficou com a segunda colocação e seu companheiro Hamilton venceu, no total chegou a 380 pontos.
Sabemos que o inglês só não conquistou o quarto titulo porque enfrentou problemas mecânicos, trocou várias vezes a unidade de propulsão. Na Bélgica largou em último e mesmo assim foi terceiro, ou seja, se não fosse as quebras seria campeão.
Mas o ‘se’ não ganha corridas ou marca pontos, então venceu o mais regular e não o mais arrojado.
Ao final da temporada 2016, assistimos Nico Rosberg ser campeão. Felipe Massa e Jenson Button deixar a categoria. Felipe Nasr sem a certeza de que terá um carro para competir ano que vem e a falta de confirmação de que teremos o GP Brasil em 2017.
Também presenciamos o surgimento de uma estrela, o abusado Max Verstappen que conseguiu vencer como o mais jovem piloto em atividade.
Na temporada 2017 temos novas regras, a expectativa é de que a Mercedes deixe de ser soberana. RBR e Ferrari apostam nisso. E a McLaren espera que o propulsor Honda seja mais competitivo e potente para brigar por vitórias.
A temporada acabou e a expectativa é enorme para 2017.
Marcaram pontos no GP Abu Dhabi
- Lewis Hamilton
- Nico Rosberg
- Sebastian Vettel
- Max Verstappen
- Daniel Ricciardo
- Kimi Raikkonen
- Nico Hulkenberg
- Sergio Perez
- Felipe Massa
- Fernando Alonso
Mundial de pilotos
- Nico Rosberg- 385
- Lewis Hamilton- 380
- Daniel Ricciardo- 256
- Sebastian Vettel- 212
- Max Verstappen- 204
- Kimi Raikkonen- 186
- Sergio Perez- 101
- Valtteri Bottas- 85
- Nico Hulkenberg -72
- Fernando Alonso-54
- Felipe Massa- 53
E Felipe Nasr terminou a temporada com os dois pontos marcados no Brasil.
A F-1 com novas regras volta dia 26/03 de 2017.
Calendário é provisório
1ª etapa – 26 de março – Austrália
2ª etapa – 9 de abril – China
3ª etapa – 16 de abril – Bahrein
4ª etapa – 30 de abril – Rússia
5ª etapa – 14 de maio – Espanha
6ª etapa – 28 de maio – Mônaco
7ª etapa – 11 de junho – Canadá*
8ª etapa – 18 de junho – Azerbaijão
9ª etapa – 2 de julho – Áustria
10ª etapa – 9 de julho – Inglaterra
11ª etapa – 23 de julho – Hungria
12ª etapa – 30 de julho – Alemanha*
13ª etapa – 27 de agosto – Bélgica
14ª etapa – 3 de setembro – Itália
15ª etapa – 17 de setembro – Malásia
16ª etapa – 1 de outubro – Cingapura
17ª etapa – 8 de outubro – Japão
18ª etapa – 22 de outubro – EUA
19ª etapa – 5 de novembro – México
20ª etapa – 12 de novembro – Brasil*
21ª etapa – 26 de novembro – Abu Dhabi
* Sujeitos a confirmação
Vamos aguardar e torcer para Nasr e o GP Brasil continuarem, e que as novas regras deixem a maior categoria do automobilismo mundial mais competitiva.
Rapidinhas
Ano limpo
Sem ter o que comemorar, Lewis Hamilton lembrou que perdeu o titulo por causa dos problemas mecânicos. “Obviamente Nico teve um ano bastante limpo, em que não teve muitos problemas, e é por isso que ele está nesta posição. Gostaria de parabenizá-lo e estou animado para o ano que vem”.
Corrida tensa
Rosberg entendeu a estratégia de Hamilton e utilizou o braço para manter-se na segunda colocação. “Lewis estava lento na frente e tive muita pressão vindo de trás. Foi duro. A corrida foi tão intensa que é difícil conseguir pensar. Nas últimas voltas, com aqueles dois caras chegando e eu sabendo que, se eles passassem, era o fim foi muito difícil”.
Terminou lutando
Felipe Massa despediu-se da F-1 em Abu Dhabi. “É uma sensação boa. Sensação de conquista. Acabei a corrida lutando até a última volta, é um motivo para se orgulhar. Fiz uma boa corrida, estou feliz com o desempenho. É um momento de alegria. Saio de cabeça erguida, como entrei. Entrei lutando e saio lutando. É um grande presente para mim. Espero continuar me divertindo em outra categoria, que tenha alegria de continuar lutando dentro das pistas. Esse é um momento importante para mim. Nunca vou esquecer esse carinho que todos têm comigo”, declarou o brasileiro em entrevista a Band News FM.