Durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 serviram, além dos testes dos novos carros e pneus, também para experimentar maior liberdade das equipes na divulgação de conteúdos da F1 nas redes sociais – nomeadamente os vídeos – cortando com uma tradição de restrição mantida durante a era de Bernie Ecclestone.
O processo de abertura iniciado no período de testes estende-se aos finais de semana de corridas e as equipes vão poder continuar a fazer filmagens próprias e a divulgá-las já sem tantas preocupações de colisão com os detentores dos direitos de transmissão.
As restrições não desaparecem totalmente e a FOM (Formula One Management) explicou a abertura que as equipes já têm segundo noticia o site Motorsport.com. As imagens têm de ser feitas com câmaras portáteis e, por exemplo, há certos períodos em que não é permitido fazer filmagens para não colidir com os direitos das estações que fazem as transmissões – como quando os carros saem do box para pista…
Outra das prerrogativas é que direitos dos conteúdos divulgados pelas equipes são da FOM, que os pode utilizar. Red Bull e Mercedes são duas equipes que já aproveitaram na Austrália esta abertura.