A edição de 2018 do Dakar vai entrar na Bolívia através do lago Titicaca e terá um dia de descanso em La Paz e outros quatro de competição no país. “Este Dakar chegará à Bolívia em 11 de janeiro e começará com uma especial que sairá desde a margem do lago Titicaca até chegar a La Paz”, informou o diretor do Dakar, Etienne Lavigne, na apresentação oficial do evento, na Bolívia.
La Paz vai acolher o dia de descanso pelo segundo ano consecutivo, com os participantes vindos de Uyuni, um dos pontos habituais do mais emblemático rali, e, posteriormente, a Tupiza, antes de partirem para a Argentina.
A próxima edição do Dakar vai largar dia 06 de janeiro, de Lima, a terceira visita que a prova efetua ao Peru, depois das edições de 2012 e 2013. O Peru acolherá seis etapas que darão passo à incursão boliviana. A prova terminará, em 20 de janeiro, na cidade argentina de Cordoba, depois de cumpridas 14 etapas, mais duas do que na edição anterior.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Chile, que esteve no percurso das primeiras sete edições da versão sul-americana do Dakar, vai estar ausente, tal como acontecerá com o Paraguai, que em 2017 se tornou no quinto país sul-americano a figurar na prova.