Essa exposição interativa “descobre” os rios encobertos de São Paulo e explora a relação do público com as águas presentes no território da cidade. O projeto, realização do Sesc Carmo, é uma parceria entre o Estúdio Laborg e a Iniciativa Rios e Ruas.
A falta de conhecimento sobre a condição dos rios é um problema presente em quase todas as metrópoles, e em São Paulo não é diferente. Rios Des.Cobertos pretende, de forma protagonista, ajudar a compreender a importância de preservar esses corpos d’água, muito importantes para a nossa sobrevivência.
Rios Des.Cobertos traz uma maquete topográfica preenchida por projeções que revelam a cidade oculta por baixo do asfalto e do cimento. A representação da topografia surge da necessidade de levar um conhecimento básico ao visitante: onde tem vale, tem rio. Promove uma sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia, e por conseguinte transforma tanto a percepção do visitante quanto a sua relação com o entorno e a cidade.
Além da maquete, a exposição contará com vários curtas-metragens e animações projetadas; pranchas com materiais impressos, que informam sobre as transformações dos rios e da capital de São Paulo ao longo dos anos; e totens que apresentam registros fotográficos das expedições realizadas no entorno da colina do centro da cidade, com fotos do público que participa das atividades.
Uma equipe educativa promove a mediação e é possível agendar visitas de grupos e escolares através do e-mailagendamento@carmo.sescsp.org.br.
O projeto expositivo também contemplará uma programação integrada de expedições.
A expedição Rios Des.Cobertos, destinada a educadores e interessados, será pelo entorno do Sesc Carmo, conduzida pela Iniciativa Rios e Ruas. O objetivo é percorrer lugares onde se consegue observar e perceber o caminho dos rios da região. A expedição passará por pontos históricos, como a bica no Pateo do Collegio e chafarizes, indo até a região do Ribeirão Anhangabaú. O trajeto permite avistar a Várzea do Carmo e o Rio Tamanduateí. Essa expedição acontecerá no dia 09 de maio, terça-feira, às 9h, sendo necessário realizar inscrição prévia na Central de Atendimento do Sesc Carmo.
A exposição Rios Des.Cobertos busca conscientizar o público de que os rios estão vivos e o convida a conhecer, perceber e se aproximar deles. A reflexão sobre o que aconteceu e acontece com os rios de São Paulo instiga a curiosidade e o imaginário, desperta pertencimento ao local e o interesse pelas águas da cidade.
O Estúdio Laborg cria e produz artemídia. A empresa utiliza o audiovisual como principal instrumento para proporcionar experiências sensoriais e transmitir informações. Suas ações comunicam as manifestações artísticas por meio das tecnologias e novas mídias e abrangem desde um conceito artístico a instalações e performances.
A Iniciativa Rios e Ruas, fundada em 2010 pelo Instituto Harmonia, é formada pelo arquiteto e urbanista José Bueno e o geógrafo Luiz de Campos Jr. O projeto atua na identificação das principais bacias hidrográficas da cidade e também na exploração das áreas urbanizadas para redescoberta de rios e riachos soterrados pelas construções. Realiza oficinas e expedições a nascentes e foz dos cursos d’água com objetivos educativos de despertar o pertencimento com os locais de vivência e conscientizar sobre o uso do espaço urbano.
A visitação da exposição é gratuita e livre para todos os públicos.
Para saber mais, acesse www.sescsp.org.br/carmo e as redes sociais Facebook e Twitter.
Serviço:
Exposição interativa Rios Des.Cobertos revela os rios ocultos de São Paulo
Temporada: até 31 de maio de 2017, segundas a sextas, das 9h às 19h30. Exceto feriados.
Local: Área de Convivência do Sesc Carmo, Rua do Carmo, 147, (11) 3111-7000
Livre
Grátis
Expedição Rios Des.Cobertos
Data: 09 de maio, terça-feira, às 9h.
Local: Entorno do Sesc Carmo
Classificação indicativa: Recomendado para maiores de 16 anos
Grátis
Inscrições na Central de Atendimento.