O Fiat Toro, um misto de picape e SUV, tornou-se um sucesso de vendas no País, superando a marca de 30 mil unidades/vendidas, e conquistando o segundo lugar no ranking de vendas de comerciais leves, atrás somente de outro produto de muito sucesso da marca, o Fiat Strada. Outro fato marcante é a conquista do Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2016, categoria picape (http://www.supertopmotor.com.br/fiat-toro-volcano-mais-um-vencedor-do-premio-carsughi-lauto-preferita-2016/).
Lançado em fevereiro de 2016, caiu no gosto do público brasileiro e ganhou Freedom 2.4 Flex AT9, equipada com o motor global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V, de última geração, que rende 186 cv de potência e elevados 24,9 kgfm de torque. Para acompanhar este potente propulsor, a nova versão conta ainda com o câmbio automático de nove velocidades, inédito entre as picapes cabine dupla flex e sistema Start & Stop para melhorar ainda mais os índices de consumo de combustível. Mesmo com certo atraso, o modelo chegou para uma semana de avaliação de Super Top Motor.
Suas dimensões são: comprimento de 4.920 mm; altura de 1.740 mm; largura de 1.840 mm, distância entre eixos de 2.990 mm e peso de 1.871 kg. Sua caçamba tem capacidade de 820 litros.
Internamente, o Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V é completa. Bancos revestidos em couro preto, costuras no volante, tapetes com o logo TORO bordado, acabamentos em black piano, ar condicionado dual zone digital são apenas alguns dos inúmeros itens de beleza. Isso sem contar sem deixar de falar em todos os controles de segurança passiva e ativa como ABS, EBD e toda a sopa de letrinhas já conhecida.
A novidade mesmo fica por conta do um novo motor 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V. O nome Tigershark é uma homenagem ao feroz Tubarão Tigre e também a um avião caça-bombardeiro americano. Para justificar a agressiva denominação, este 2.4 traz o que há de mais atual em tecnologia e construção. Este novo e potente motor flexível quatro cilindros 2.4 litros de 16 válvulas da família Tigershark é produzido no México, na nova fábrica de motores de Saltillo, de onde também saem os poderosos motores V8 da FCA HEMI 5.7 e Hellcat 6.2. Ele chega para atender aos clientes que procuram o máximo de potência e desempenho em um motor flex.
Um motor inteiramente em alumínio, inclusive o bloco, para menor peso e melhor troca de calor. Os quatro pistões de altura reduzida contam com pinos flutuantes, além de revestimento especial (Diamond-Like Carbon), tudo para reduzir o atrito interno. Estes pistões se ligam a um virabrequim forjado, de maior resistência e durabilidade. Aliás, todos os componentes internos deste motor foram especialmente projetados para trabalhar com o Start/Stop que, com múltiplas partidas no trânsito urbano, exige mais das especificações do motor.
Vários outros componentes foram aperfeiçoados, tanto para diminuir consumo como para aumentar rendimento do motor. O motor Tigershark 2.4, além de maximizado para durabilidade, foi projetado para tirar o máximo proveito da combustão através do revolucionário e exclusivo sistema MultiAir2, responsável por variar o tempo e abertura das válvulas de admissão por um sistema eletro-hidráulico (comandado pelo gerenciamento eletrônico do motor). Este sistema melhora a eficiência da queima do combustível e reduz as emissões de escape.
– Bobinas de ignição aplicadas diretamente nas velas, que tem eletrodos de platina e irídio.
– Ventilador do radiador e bomba de combustível, que contam com gerenciamento eletrônico tipo PWM.
– Alternador inteligente, que aproveita momentos de desaceleração ou frenagem do veículo para recarregar a bateria com mais intensidade, economizando combustível.
– Comando de válvulas acionado por corrente metálica extremamente silenciosa e durável, não necessitando de reposição.
– Correia Poli-V secundária (dos órgãos auxiliares) conta com tensionador automático.
O resultado de tudo isto, é uma potência elevada (186 cv a 6.400 rpm, com etanol / 174cv, com gasolina), superior à de concorrentes até de maior cilindrada. E a apenas 2.000 rpm já se tem 91% de seu torque máximo (24,9 kgfm a 4.000 rpm, etanol / 23,5 kgfm, gasolina).
Todo este trabalho torna o Fiat Toro 2.4 Flex extremamente agradável de dirigir devido à sua potência e ao baixo nível de ruído interno, já que o motor rende bem também em baixa rotação. Ele ainda se destaca pela economia de combustível e por atender aos padrões de emissões não só no Brasil, como também nos Estados Unidos e Europa.
Além da motorização, o Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V conta ainda com novas tecnologias. São elas:
– HCSS (Heated Cold Start System). Um novo recurso desenvolvido pela Magnetti Marelli que dispensa o reservatório de gasolina suplementar para partida a frio em um sistema flex.
– Start/Stop – um sistema que tem como objetivo a economia de combustível, chegando até 20% de combustível em trânsito urbano congestionado, e a redução da emissão de gases poluentes. O sistema desliga o motor de forma instantânea quando o carro encontra-se parado e volta a ligá-lo automaticamente quando o motorista aciona novamente o acelerador.
– Tecla Sport – localizada no centro do painel, muda o mapa de calibração do motor, deixando a picape mais ágil e com um comportamento mais esportivo.
As novidades deste novo modelo não param por aí. Além de todos os itens de série da Freedom 1.8 Flex, ela ganha capota marítima, retrovisores elétricos, brake light, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, volante em couro + tecla áudio + borboletas para as trocas de marchas, rodas “Super Spoke” de 16 polegadas, além da nova cor perolizada exclusiva para a versão, a Branco Polar.
O consumidor do Fiat Toro Freedom 2.4 Flex AT9 poderá deixá-lo ainda mais completo com itens opcionais, como teto solar elétrico, barras longitudinais no teto, faróis de neblina, bancos revestidos parcialmente em couro, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, câmara de ré, Uconnnect Touch Nav 5” (central multimídia com tela de 5”, navegação GPS, comandos de voz Bluetooth, áudio Streaming, entrada aux, porta USB, MP3 e rádio AM/FM), rodas de liga leve 6.5 x 17” + pneus de uso misto, mais side bags dianteiros, window bags e knee bag (air bag de joelho motorista).
A avaliação do Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V foi de uma semana entre trechos urbanos e estradas. Algo que não atraiu foi o consumo um pouco elevado, mesmo na estrada. A média foi de 8,6 km/l utilizando etanol como combustível.
Até fizemos uma viagem à Campinas, na bucólica região de Joaquim Egídio. E como ela se saiu? Foi bem, obrigado, mesmo com o consumo elevador. Sua altura causa imponência e respeito. Espaço de sobra interno, além da boa caçamba. O comportamento do Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V é o de um sedã médio, enriquecido pela capacidade de carga de até uma tonelada. O preço da versão avaliada é de R$ 98.730.
Texto: Joka Finardi
Fotos: Edu Nabuco