O Volkswagen Golf já é um velho conhecido do mercado brasileiro. O hatchback sempre teve o seu lugar destaque no mercado. Em Fevereiro desse ano, a sétima geração do hatch médio passou a ser produzido integralmente na fábrica da Volkswagen, em São José dos Pinhais – PR.
Muitos fatos importantes precisam ser observados. Além da produção em solo nacional reduzir o custo de manutenção e do seguro, também melhoram a valorização no momento da troca. Além disso, o Golf mantém o posto de modelo mais seguro de sua categoria. Aliás, o Golf é o modelo mais seguro, entre todos os veículos fabricados no Brasil, recebendo cinco estrelas tanto para a proteção de crianças, como proteção de adultos, segundo o LatinNCap. Ou seja, no caso de um acidente, é dentro de um Golf que toda a família estará mais protegida.
Entre os destaques do carro temos: o primeiro modelo nacional a ser equipado de série, em todas as versões, com sete airbags, controle de tração, controle eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.
Como modelo de entrada, o Golf Comfortline tem foco na relação custo-benefício. Com segurança máxima em segurança para adultos e crianças, o modelo Comfortline traz uma série de recursos de segurança, como: sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha) e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.
O Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. Esse sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. O motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento – se os sensores perceberem que está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.
Além disso, a total dirigibilidade do carro é sempre assegurada pelo controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS). O ESC corrige a trajetória do carro em qualquer situação de perda de controle, como por exemplo uma curva molhada, com óleo na pista. Além disso, o ASR junto com o EDS e XDS, garantem que a rodas de tração não recebam mais força, do que elas consigam tracionar o veículo. Assim, além de não desperdiçar energia, o controle será sempre pleno, garantindo máxima eficiência nas acelerações, independente da situação do piso.
O Golf Comfortline é um carro sempre completo. Ele sempre traz como equipamento de série direção com assistência elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função um toque; sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas; travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16 polegadas; freio de estacionamento com o sistema Hill Assist (que não deixa o carro escorregar para trás numa subida); sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico; com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série.
O Golf também está equipado com o melhor sistema de integração de smartphones do mercado brasileiro! O App-Connect é uma tecnologia global que permite que a tela do celular seja reproduzida na tela central do sistema de infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete informações do que está sendo exibido na tela do celular. Também é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular, ou comandar o celular pelo sistema de infotainment. É o sistema de integração mais avançado, disponível no mundo.
Esses são os sistemas “Composition Media”, ou “Discover Media” disponíveis na versão Comfortline do Golf. Eles contam com telas de 6,5 polegadas sensíveis ao toque, coloridas e de alta resolução. Também oferecem ampla interatividade com várias opções de informação e entretenimento.
O sistema “Discover Media”, que é oferecido como opcional para a versão Comfortline traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo, além da conectividade com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas” nos novos sistemas de infotainment da Volkswagen.
No sistema Discover Media praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de se tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.
Somam-se a essas comodidades, as teclas de atalho no volante do I-System, que também mostra na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de infotainment.
O motor 1.6 MSI flex é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, e pertence à família EA211. Ele foi desenvolvido visando critérios de maior eficiência energética (ou seja, a economia). Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (quatro válvulas por cilindro). Com 1.598 cm³ de cilindrada, utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.
Com a tecnologia flex, ele é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
O Golf Comfortline equipado com motor 1.6 MSI, pode ser associado a duas transmissões. A versão manual com cinco marchas, traz a transmissão MQ250. O modelo automático conta com a caixa AQ160, com seis marchas e função Tiptronic. Ambas as transmissões contam com relações de marchas que privilegiam o conforto e o prazer ao dirigir, sempre visando a economia.
Fato que esse não é o ponto alto dessa versão. Com a transmissão manual, o Golf Comfortline acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e tem velocidade máxima é de 188 km/h (com etanol). Já na versão automática, a velocidade máxima de 184 km/h é alcançada em quinta marcha e a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,6 segundos (dados com etanol).
A vantagem no caso é a economia de combustível. Tanto a versão manual, quanto à automática, recebem letra “B” no programa de etiquetagem do INMETRO. Segundo a norma, o Golf 1.6 MSI, faz médias de 8,9 e 6,8 km/l rodando com etanol na estrada e cidade, respectivamente. Com gasolina sobe para 12,6 e 10 km/l. Mas em nossa avaliação, conseguimos atingir médias de até 15,5 km/l (com gasolina) rodando em rodovias. Já na cidade, a média também foi muito boa: 11,5 km/l.
Texto e avaliação: Joka Finardi
Fotos: Edu Nabuco