Lançamento: Novo Volkswagen Polo chega para fazer história

O Polo não é nenhuma novidade para a Volkswagen. Lançado no ano de 1976 na Alemanha, o modelo passou por várias gerações. Aqui no Brasil, por exemplo, foi fabricado a partir de 2001 marcando o que se definiu como segmento de “compactos premium”.

Pois bem, no ano em que o Polo completa 41 anos de idade, eis que surge o novo Polo que chega a sua sexta geração repleta de novidades e de tecnologia que começa a ser fabricado aqui no Brasil mesmo, na Fábrica da Anchieta, lá em São Bernardo do Campo.

Desse modo, a Volkswagen apostou as fichas em oferecer mais tecnologia, segurança, economia e um visual pra lá de moderno. Na verdade o Polo faz parte da nova estratégia da montadora aqui no Brasil que pretende, em um curto período de três anos lançar mais de 20 modelos novos. A proposta do presidente David Powels não é fácil de atingir: ser um dos cinco modelos mais vendidos em pouco tempo, o que exigirá que a marca recupere a confiança dos consumidores e de sua rede de concessionárias, perdida há muito. Segundo Powels do total dos R$ 7 bilhões programados até 2020, a empresa aplicou R$ 20,6 bilhões na modernização da unidade de São Bernardo do Campo.

Olhando-se pela primeira vez, o Polo mais se parece com um Gol com dimensões maiores. Com 4.050 mm de comprimento, 1.750 mm de largura, 1.460 mm de altura e 2.560 mm de entre os eixos e porta-malas com capacidade para 300 litros, o Polo apresenta medidas muito similares ao do Golf. Na comparação com a antiga geração, o modelo está 167 mm mais comprido, tem 100 mm a mais de entre eixos e 100 mm mais largo, o que promete mais conforto.

Somente as versões Comfortline (R$ 65.190) e  Highline (R$ 69 mil 190) é que terão o propulsor 1.0 TSI 200 (nome dado pela numeração de torque em 200 newton-metro), com 115/128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgf.m entre 2.000 e 3.500 rpm. Para fechar o powertrain, há o câmbio automático com seis velocidades e a suspensão que traz configuração McPherson na parte dianteira e atrás com eixo de torção com barra estabilizadora.

O acabamento da versão premium é, obviamente, bem trabalhado, principalmente com todos os opcionais da versão Highline, que chega a R$ 75 mil. É caro? Sim, mas a Volks também sabe que não foge muito do que a concorrência custa e traz mais tecnologia, como faróis com ajuste automático de intensidade, acionamento e desligamento do motor por botão, controle de cruzeiro, sensores dianteiros de estacionamento, retrovisor interno antiofuscante etc.

O desempenho é o esperado para um TSI, abaixo dos 10 segundos até os 100 km/h. Segundo a marca, são exatos 9,6 s, enquanto que a máxima fica em 192 km/h. Para uma tocada mais esportiva, há aletas atrás do volante para as trocas de marchas e, na hora que o condutor alivia o pé do acelerador, com o botão “Sport” acionado, o eficiente câmbio já trata de reduzir uma marcha para que o regime de rotação fique mais alto e, assim, da mesma forma a potência.

Como um bom Volkswagen, a dirigibilidade é referência. A suspensão é 20 mm mais elevada do que a versão europeia, mas não compromete o comportamento do Polo, mesmo em tocadas esportivas. O condutor logo encontra uma boa posição de guiar porque o volante tem ajuste de profundidade e altura.

O interior é sóbrio, mas não desagrada. O suporte do celular pode soar simplista, mas faz diferença quando pensamos no que seria mimo oferecido. O consumo é de 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 11,6 km/l e 14,1 km/l com gasolina.

A plataforma é a MQB/AO, a mesma a ser utilizada no sedã e no crossover T-Cross, além de uma futura picape, utiliza 50% de aço de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente, o que sugere mais resistência e segurança. E não foi à toa, então, que o hatch conseguiu nota máxima, A, para os ocupantes dianteiros e para as crianças, nos testes do Latin NCAP, que incluem análise de impacto frontal e lateral. São quatro airbags de série, sendo os dianteiros obrigatórios e outros dois laterais.

A mesma plataforma possibilitou a adoção de vários itens de segurança ativa e passiva, como controle eletrônico de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de frenagem pós-colisão, inédito no segmento aciona automaticamente os freios em uma batida, e a limpeza automática dos discos de freio, que segundo a montadora oferece menos espaço na frenagem.

O Novo Volkswagen Polo chega para brigar com o Chevrolet Onix, Hyundai HB 20 e o Fiat Argo e promete ser o campeão da categoria!

Versões:

Polo 1.0 aspirado — R$ 49.990: ar-condicionado, direção elétrica, rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de som Media Plus, freios ABS nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras, quatro airbags, suporte de celular no painel.

Opcionais: Kit Safety — R$ 1.050: computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial; Connect Pack — R$ 2.600: itens do Safety Pack + tela Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Polo 1.6 MSI — R$ 54.990: todos os itens da versão 1.0 aspirada, só que este com propulsor 1.6 de até 117 cv.

Opcionais: Kit Safety — R$ 1.050: computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial; Connect Pack (R$ 2.600): itens do Safety Pack + rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Polo 200 TSI Comfortline — R$ 65.190: adiciona controle de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, luz de assistência a manobra, volante multifuncional, sensor de ré, apoio de braço dianteiro, saídas de ar para o banco traseiro, terceira entrada USB para o banco de trás, direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisor com titl-down e repetidores de setas, rodas de liga-leve de 15 polegadas, grade cromada, lanternas traseiras escurecidas. Já a tela multimídia Composition Touch com App Connect tem cinco polegadas e sensibilidade ao toque, além de leitor de cartão de memória, entrada USB e auxiliar, leitor de CD e MP3 e conectividade Mirror Link.

Opcionais: Kit Tech I — R$ 2.200: chave presencial com partida e desligamento do motor por botão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, farol com ajuste automático de intensidade, volante com revestimento em couro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, aletas para trocas de marchas e rodas de liga leve de 16 polegadas;
Kit Tech II — R$ 3.500: itens do Kit Tech I acrescidos de indicador de pressão dps pneus, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, porta-luvas refrigerado, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho.

Polo 200 TSI Highline — R$ 69.190: adiciona ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, chave presencial, aletas para trocas de marchas atrás do volante, controle de velocidade de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes diurnas em LEDs, grade pintada de preto brilhante e sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro.

Opcionais R$ 800: bancos e portas revestidos de material sintético Native que imita couro; Tech High — R$ 2.800: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de entretenimento Discovery Media com GPS e tela de 6,5 polegadas, farol com ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho, sistema de comandos por voz, antena ao estilo “tubarão”, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, câmera traseira e sistema de frenagem pós-colisão; Technology Pack — R$ 4.500: itens do Kit Tech High + quadro de instrumentos digital e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

 

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