Um dos calendário de mais esperados no mundo é do Pirelli pelo seu trabalho excelente de fotografias e temas, alguns até inusitados. Para a edição 2018 foi escolhida temática de “Alice no País das Maravilhas” utilizando como modelos apenas celebridades, modelos e atores negros. O responsável pelos “cliques” foi o fotógrafo Tim Walker que utilizou o seu estilo inconfundível, com cenários inusitados e padrões românticos, para ‘recriar’ este clássico conto da literatura britânica.
A inspiração para o seu ensaio fotográfico não se baseou apenas no conto surrealista de Lewis Carroll, mas também e principalmente nas ilustrações que Carroll tinha confiado a John Tenniel por ocasião da primeira edição de 1865, e que, no Calendário Pirelli 2018, se transformaram em 28 cliques realizados em 20 sets extraordinários de um novo País das Maravilhas.
”A história da Alice – explicou Walker – foi contada tantas vezes, mas eu quis chegar à gênese do imaginário de Lewis Carroll para poder recontá-la desde o começo. Queria um enfoque inusitado e diferente”.
Para realizar a sua interpretação de Alice no País das Maravilhas, Walker retratou um elenco de 18 celebridades, algumas mais conhecidas e outras emergentes, tais como músicos, atores, modelos, ativistas políticos. Trata-se da modelo australiana-sudanesa Adut Akech, da modelo e ativista feminista britânica-ganesa Adwoa Aboah, do modelo alemão-senegalense Alpha Dia, do ator e modelo americano-beninense Djimon Hounsou, da modelo australiana-sudanesaDuckie Thot, da ativista gambiana para os direitos das mulheres Jaha Dukureh, do modelo britânico King Owusu, do rapper e cantor americano Lil Yachty, da atriz queniano-mexicana Lupita Nyong’o, da top model e atriz britânica Naomi Campbell, do ator, apresentador, cantor e compositor RuPaul, da atriz americana Sasha Lane, do rapper, cantor, compositor, ator, produtor musical e empresário Sean “Diddy” Combs, da modelo americana Slick Woods, da modelo e advogada sul-africana Thando Hopa, da atriz, humorista, autora e apresentadora Whoopi Goldberg, do modelo britânicoWilson Oryema e da estilista, designer e cantora britânica Zoe Bedeaux que, juntos, formaram um elenco completamente negro como já aconteceu com o Calendário de 1987 do fotógrafo britânico Terence Donovan que retratou cinco lindas mulheres negras, entre as quais a adolescente com apenas 16 anos Naomi Campbell e a modelo, escritora e ativistaWaries Dirie.
Para realizar o seu Calendário, após o do ano passado por Peter Lindbergh, Tim Walker contou com a colaboração de dois artistas de renome: Shona Heath, uma das maiores diretoras britânicas de arte e cenografia, e o ícone da moda Edward Enninful, o estilista que criou os elaborados e maravilhosos figurinos desta edição.
Ficha técnica:
FOTÓGRAFO TIM WALKER
STYLIST EDWARD ENNINFUL
CENÓGRAFA SHONA HEATH
ELENCO
ADUT AKECH: RAINHA BRANCA
ADWOA ABOAH: TWEEDLEDEE
ALPHA DIA: CINCO DE COPAS/UM JARDINEIRO
DJIMON HOUNSOU: REI DE COPAS
DUCKIE THOT: ALICE
KING OWUSU: DOIS DE COPAS /UM JARDINEIRO
LIL YACHTY: VALETE DE COPAS
LUPITA NYONG’O: DORMUNDONGO
NAOMI CAMPBELL: CARRASCO DA REALEZA
RUPAUL: RAINHA DE COPAS
SASHA LANE: LEBRE DE MARÇO
SEAN “DIDDY” COMBS: CARRASCO DA REALEZA
SLICK WOOD: CHAPELEIRO MALUCO
THANDO HOPA: DAMA DE COPAS
WHOOPI GOLDBERG: DUQUESA
WILSON ORYEMA: SETE DE COPAS/UM JARDINEIRO
ZOE BEDEAUX: LAGARTA
JAHA DUKUREH: UMA PRINCESA DO PAÍS DAS MARAVILHAS