A semana começou com chuvas fortes nas regiões centro oeste, sul e sudeste do país, além de precipitações nanorte. O tempo instável e as ocasionais tempestades são características do verão e deverão aparecer mais vezes ao longo da estação. Quem dirige precisa, nesse período, ficar atento aos perigos da aquaplanagem.
Também conhecido como hidroplanagem, esse efeito descreve a falta de contato ou atrito dos pneus com o chão quando a pista está molhada ou com poças d’água. Essa instabilidade pode fazer com que o carro derrape e o condutor perca o controle, ocasionando até mesmo acidentes.
Leandro Richter, da DPaschoal, explica que os pneus lisos e sem calibragem estão mais sujeitos a enfrentar a aquaplanagem, bem como veículos mais leves e em alta velocidade. “Além de reduzir a velocidade e manter a direção firme, calibrar sempre os pneus é um dos principais fatores que ajudam a evitar a hidroplanagem em dias chuvosos. Checar e ajustar a pressão de ar das rodas a cada 15 dias, por exemplo, pode ajudar a evitar esse e outros transtornos”. Além da prevenção, no momento de passar por poças ou pistas molhadas, evite frear bruscamente e movimentar o volante de forma ríspida.
No vídeo a seguir, produzido pelo Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal, é possível entender melhor como os pneus carecas prejudicam o motorista quando a pista está molhada – tanto no controle do veículo, no momento das curvas, quanto na hora de frear: https://www.youtube.com/watch?v=Ad2xwMK3ye4&feature=youtu.be