Empresa utiliza a competição como laboratório para produtos sustentáveis aplicados à indústria automotiva
Algumas empresas, cada vez mais, utilizam as competições como laboratório para lançamento de futuros produtos para o mercado. A Schaeffler, baseada em sua estratégia global Mobility for Tomorrow, leva às ruas de importantes capitais mundiais diversas tecnologias sustentáveis, pensadas para a mobilidade do futuro. Como laboratório para as soluções limpas e de ponta, a empresa utiliza as pistas e as bandeiras da Fórmula E, aumentando sua participação no movimento de transformação dos centros urbanos globais, tendência que considera irreversível.
Parceira da equipe Audi Sport ABT Schaeffler, sua visão é compor produtos híbridos e elétricos para a indústria automotiva, sempre defendendo o ponto de vista sustentável para toda a cadeia de energia, do poço à roda (“well-to-wheel”). Para tanto, baseia-se não só na engenharia de ponta para sistemas de acionamento elétrico, mas também em conhecimentos avançados para sistemas de transmissão e tecnologia de combustão interna eficiente.
“A mobilidade só pode ser sustentável se atingir toda a cadeia de energia, desde a geração, conversão e armazenamento, até soluções técnicas para uma ampla gama de aplicações. Por isso, a companhia possui uma série de metas para 2020, divididas em quatro áreas estratégicas: Veículos Ecológicos, Mobilidade Urbana, Mobilidade Interurbana e Cadeia Energética”, aponta Cláudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. “Nossa participação na Fórmula E nos ajuda a alcançar uma melhor compreensão do ambiente e dos sistemas envolvidos na mobilidade elétrica”, completa.
Inspirada nessas premissas, a Schaeffler desenvolveu três protótipos de veículos-conceito, que reúnem toda a expertise e valores defendidos pela marca: Schaeffler – CO2ncept-10%, Schaeffler Hybrid e ACTIVeDRIVE.
Tecnologias limpas
A Schaeffler possui um amplo portfólio de produtos pensados para a mobilidade limpa. As soluções vão desde módulos híbridos e eixo elétrico, até a roda elétrica, que podem ser utilizados em veículos híbridos e carros totalmente elétricos. Aplicadas em conjunto, as tecnologias são capazes de reduzir em 10% as emissões de CO2.
A Schaeffler também desenvolveu uma solução de sistema modular para veículos híbridos e elétricos. A linha de produtos começa com os eixos elétricos de design paralelo ou coaxial. O módulo permite uma transmissão extremamente compacta, deixando bastante espaço para o motor. A configuração básica pode ser ampliada, adicionando elementos funcionais, como bloqueio de estacionamento.
Uma segunda marcha é muitas vezes necessária, particularmente em veículos híbridos plug-in, que exigem operação totalmente elétrica até 120 km/h e velocidade final alta. O eixo de duas velocidades desenvolvido pela Schaeffler permite que a dinâmica longitudinal do veículo seja otimizada, usando um componente de distribuição e vetorização de torque. Esta função é acionada por uma transmissão integrada e um motor elétrico projetado para 7 quilowatts.
A eficiência e, portanto, a economia de combustível de veículos híbridos com arquiteturas elétricas de diferentes espécies (motor, powertrain, bateria, motor de combustão interna suplementar etc.), depende da integração perfeita de todos os componentes. As décadas de experiência da Schaeffler em sistemas e autopeças ajudam significativamente na definição e projeto dessas soluções. A empresa oferece tecnologias que permitem conversão eficiente, controle e integração da energia elétrica em todo o sistema.