Para atrair público mais jovem, grupo proprietário da categoria cogita inserir visita aos boxe e prova extra classificatória no sábado
“Queremos mais audiência! Precisamos de um maior engajamento do público, principalmente, dos jovens1” As frases são do grupo Liberty Media, o dono da F1, que estuda fórmulas para modificar o formato dos fins de semana de corrida no futuro, o que poderia incluir novidades sobretudo na sexta-feira e no sábado.
Segundo a publicação alemã Auto Motor und Sport, os dirigentes se mostraram preocupados com a elevada média de idade dos fãs da categoria na atualidade. A fim de se mostrar uma atração de maior apelo aos jovens, as novidades sondadas começariam já na sexta-feira, com uma inspeção técnica pública e que aproximaria os torcedores dos carros. No mesmo dia seriam realizados dois treinos livres pela tarde, com uma hora de duração cada.
Já o sábado teria alterações ainda maiores. A classificação tradicional ocorreria no período da manhã, sendo que, à tarde, haveria uma corrida curta, de cerca da de 100 km de duração (um terço do GP tradicional), sem limitações quanto ao uso de combustível ou de pneus. O resultado desta prova formaria o grid para o GP de domingo.
O Liberty Media apresentará suas ideias formalmente às equipes em breve, sendo que ainda não se sabe quando a novidade entraria em vigor, nem mesmo se ela de fato será aceita.