Conserto, mão de obra e tendências do mercado reparador foram os principais temas do evento
Um evento muito legal e com propostas melhores ainda! O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), da MAPFRE, realizou na quinta-feira, 17, em sua sede, em São Paulo (SP), a 17º edição do CERTA (Centro de Referência Técnica Automotiva), com o tema “Os impactos da tecnologia automotiva para a reparação”, que promoveu palestras e debates entre especialistas e profissionais do setor automotivo sobre temas como a reparação adequada de carrocerias em alumínio, adesivos automotivos e o mercado de oficinas.
O evento contou com a participação de mais de 90 convidados e, em sua abertura, Emerson Feliciano, superintendente do CESVI/MAPFRE, ressaltou a importância da realização do encontro. “O CERTA é um evento capaz de promover a discussão sobre temas relevantes para o mercado reparador e ao mesmo tempo reúne para networking as oficinas que fazem parte da história do Centro”, comenta.
A palestra “A evolução do alumínio dentro do setor automobilístico” foi apresentada pelo consultor especialista de mercado e inovação, da CBA, Heber Pires Otomar e pelo coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, Alessandro Rubio, que explicaram que existe uma tendência de o alumínio e outros materiais mais leves se tornarem uma opção cada vez mais viável e benéfica para o desenvolvimento de veículos.
Segundo Rubio, o maior número de componentes de materiais leves, como o alumínio e compostos de fibra e plástico nos veículos, e a leveza que esses materiais proporcionam, são essenciais para o futuro do automóvel. “Estes materiais estão cada vez mais presentes nos carros, seja por questões estruturais, seja por redução no consumo de combustível e até para a segurança dos ocupantes. Por isso, é fundamental que todo reparador tenha o conhecimento necessário para fazer o conserto da maneira correta”.
O segundo palestrante do dia foi o engenheiro mecatrônico, da Henkel, Daniel Stuart, que abordou questões relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos e aplicações de adesivos automotivos. Por fim, o diretor de marketing e vendas, da ICR Brasil Reinaldo Bigal, encerrou o evento falando sobre reparo rápido e o atual momento do mercado das oficinas.