Crescimento de dois dígitos em vendas pela quarta vez consecutiva, lucros acima de 7% pela primeira vez, investimento de 600 milhões de euros para o futuro
Mais uma empresa que apresenta números muitos bons! “Continuamos com o crescimento iniciado em 2017 e estamos acelerando o desenvolvimento estratégico de longo prazo da Webasto”, é como podem ser resumidos os pontos principais colocados pelo Dr. Holger Engelmann, presidente do Conselho de Administração da Webasto SE, em coletiva anual de imprensa. O evento foi realizado no novo Centro de Administração e P&D, na sede da Webasto, em Stockdorf (Alemanha), que foi inaugurado durante a cerimônia no mesmo dia. A Webasto investiu aproximadamente 40 milhões de euros na construção, desenvolvida para promover uma cooperação global de projetos. Ela dispõe de cerca de 550 escritórios modernos e atraentes, possui uma área de testes de 2.000 m² para sistemas de teto e também representa o primeiro marco da expansão de longo prazo em Stockdorf.
As vendas do Grupo Webasto aumentaram em dois dígitos no ano passado, pela quarta vez consecutiva, e somaram 3,5 bilhões de euros. A participação em vendas correspondente aos negócios de tetos solares e tetos panorâmicos foi de 2,6 bilhões de euros (75% do total de vendas), enquanto que os tetos conversíveis obtiveram 314 milhões de euros (9%) e os sistemas de ar-condicionado e térmicos geraram 553 milhões de euros – completando os 16% restante. Na China, o maior mercado único, a Webasto gerou vendas de mais de um bilhão de euros, chegando a 34% no total de vendas pela primeira vez no ano passado. O mercado nacional da Webasto, a Alemanha, ainda gerou 18% das vendas totais. Em uma perspectiva regional, a distribuição de vendas do Grupo Webasto foi a seguinte: 43% na Europa, 40% na Ásia e 17% nas Américas.
A fornecedora automotiva teve um salto em sua margem de lucro de 7,1% em 2017, comparada com os 6,5% do ano anterior. O número de colaboradores cresceu no mesmo período em 4%, para cerca de 13.000 pessoas. O aumento de funcionários aconteceu principalmente na China e na Alemanha. “Ampliamos nossa expertise em eletrônica especialmente na Alemanha,” explicou Engelmann.
Em 2017, a Webasto fortaleceu ainda mais sua liderança tecnológica: os aportes em pesquisa e desenvolvimento somaram 233 milhões de euros. Assim como nos anos anteriores, nosso objetivo é no aumento constante em eficiência e padronização. Os investimentos em escritório e fábricas contabilizaram 176 milhões de euros em relação ao ano fiscal passado (2016: 150 milhões de euros), com foco na China e Europa.
Olhando para o futuro, Engelmann anunciou: “Investiremos 600 milhões de euros no desenvolvimento estratégico da Webasto nos próximos três anos. Isso vai impulsionar nossa estratégia de ‘fortalecimento e participação’, que nos permitirá reforçar nossas áreas principais de negócios e abrir novos segmentos,” continuou o executivo. Os investimentos são destinados a novos produtos e recursos para o nosso core business e ao desenvolvimento de capacidades e estruturas. “Um importante objetivo será a expansão de novas áreas para o mercado de eletromobilidade,” acrescentou Engelmann.
A empresa ainda ganhou um suporte eficaz para o crescente mercado de eletromobilidade. Há algumas semanas, por exemplo, a Webasto e a Samsung SDI firmaram um contrato que cobre o desenvolvimento e fornecimento de um módulo de bateria para o sistema de bateria padrão da Webasto para veículos comerciais. Além disso, a Webasto recebeu recentemente, de uma fabricante de ônibus, seu primeiro pedido já desenhado de um sistema de bateria.
A Webasto também trouxe ao mercado suas primeiras soluções de recarga em 2017. Elas são produzidas na unidade de eletrônica da empresa em Schaidt, que a Webasto assumiu em 2017. A companhia também está se beneficiando da crescente demanda por aquecedores de alta voltagem para híbridos e elétricos. Temos hoje mais de 60 pedidos desses dispositivos de fabricantes no mundo todo – os juros são particularmente altos na China. Por isso, a produção está sendo expandida em Neubrandenburg e uma nova unidade de produção será criada na cidade chinesa de Wuhan, no fim de 2019.
A previsão para o ano fiscal atual mostra um otimismo cauteloso. A margem de vendas e lucro no primeiro trimestre de 2018 ficou um pouco abaixo em relação ao mesmo período do ano passado. A carteira de pedidos aumentou de 1,3 milhão de euros a 14,9 bilhões de euros. Levando em conta o cenário de investimentos realizados e as tendências do mercado global, a Webasto trabalha com a suposição de que os números para o ano poderão ser comparados aos do ano anterior.