Empresa, agora em Pernambuco, vive nova fase e espera fazer sucesso com nova versão do jipe
A TAC Motors apresentou o off-road 4×4 Stark, em sua versão Black Cover. Versão esta que não tem muita diferença dos modelos que ja conhecemos. O objetivo real da TAC é se reapresentar ao mercado tendo em vista que vinha fabricando algumas dezenas de veículos anuais, só sob encomenda.
Com uma nova injeção de investimentos, a TAC promete desta vez, vender mais do que conseguiu no passado. Já estão com pedidos ‘grandes’ na linha de produção que garantirá este ano e quem quiser comprar agora deverá amargar uma espera de ao menos 60 dias.
O Stark (sinônimo de força, em alemão) foi criado em 2009 graças a uma iniciativa de empresários brasileiros, com o objetivo de desenvolver um produto específico para o mercado off-road, com design e dirigibilidade dos veículos SUV´s.
A estratégia de atendimento e vendas se dará por cinco distribuidoras regionais (que ainda não existem, exceto uma loja em BH e a loja Gama 4×4 em SP) – Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste -, que serão responsáveis pelo relacionamento com clientes, serviço de pós-venda diferenciado e também pela apresentação e divulgação do veículo em um novo conceito de concessionária: os Stark Points, onde será possível ter uma experiência off-road completa.
Cada Stark Point oferecerá assistência técnica personalizada, test drive, cursos, eventos, trocas de experiências, boutique da marca e ainda um espaço gourmet e de convivência. Inicialmente o Stark poderá ser adquirido em sua versão Black Cover, com valor a partir de R$ 115 mil, em varias opções de cores, além de uma série de acessórios.
À previsão também de outros futuros lançamentos e modelos, inclusive com designs diferenciados e exclusivos. A primeira distribuidora que começará a operar será a Sudeste, com unidades nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.
A TAC firmou parceria com a Promax Bardahl, homologando sua linha de produtos automotivos, como produtos oficiais Novo Stark e com a loja virtual Gama 4×4, especializada no mercado off-road para as futuras vendas dos Stark e seus acessórios.
Sobre o Stark
Criado pela TAC Motors, o Stark é um 4×4 que vem equipado com transmissão em cinco velocidades sincronizadas, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas, oito amortecedores, quatro chassis tubulares de alta resistência que integram sua gaiola de proteção (e são fáceis de serem substituídos) e tanque de combustível com capacidade para 70 litros, totalmente protegido pela estrutura principal.
Além disso, seus itens de série são direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, cinto com três pontas para todos os ocupantes, farol de neblina, porta-objetos, rodas de liga leve, banco traseiro rebatível, retrovisores externos elétricos com luzes integradas, volante com regulagem de altura, odômetro digital, conta-giros, tomada 12 volts e painel multifuncional.
A carroceria tem quatro assentos individuais e é formada por painéis de material composto com resina reforçada de fibra de vidro e plástico de engenharia, proporcionando leveza. Já os sistemas mecânicos – transmissão, suspensão, direção e estrutura tubular – foram dimensionados com as melhores práticas da engenharia e incansavelmente testados.
O motor, por sua vez, é o F1A, um 2.3 L 16V Turbo diesel com Intercooler, conhecido como multijet economy e fornecido pela FTP – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. São quatro cilindros e injeção direta common-rail, com geração de 127 cv a 3.600 rpm e torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm, em uma ótima relação peso x potência e que envolve excelente desempenho, baixo consumo e redução de índices de emissões poluentes. Sua fabricação acontece na Itália e também na planta brasileira de Sete Lagoas (MG) e permite que o carro faça 11 km por litro em uso urbano e até 13 km por litro na estrada (dados fornecidos pelo fabricante).
Ainda podem ser agregados os seguintes opcionais: base para instalação de guincho, rack, snorkel, skid plate metálico, volante revestido em couro e teto solar.
Apesar de ser um 4×4, capaz de rodar em qualquer tipo de terreno, mesmo aqueles com irregularidades severas, sempre com segurança e estabilidade, o STARK também serve como um carro arrojado para uso urbano. É o fora-de-estrada a diesel mais leve do mundo, com 1.635 kg, tem a melhor distribuição de peso entre eixos, garantindo maior tração em situações adversas, e também é o de maior altura livre do solo.
Texto: Flávio Verna
Fotos: Divulgação TAC Motors