Performance posiciona a fabricante como a segunda marca japonesa a conquistar o lugar mais alto do pódio no mais famoso circuito de endurance
Não foi na Fórmula 1. Enfim, Fernando Alonso voltou a ocupar um lugar mais alto no podium. A Toyota sagrou-se campeã da 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, na França – uma das mais tradicionais e importantes provas do circuito Mundial de Endurance, que foi realizada no último sábado, 16 de junho. A bordo do bólido #8 TS050 Hybrid, os pilotos Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso, em vantagem por deter a pole position, mantiveram foco e levaram a bandeira quadriculada após 388 voltas.
Para coroar uma performance perfeita da marca no circuito de la Sarthe, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, com seu #7 TS050 Hybrid fecharam a dobradinha da Toyota em Le Mans. O desempenho de toda equipe garantiu, ainda, a liderança da Toyota no FIA World Endurance Championship (WEC) 2018/2019 após duas rodadas.
As equipes da Toyota, que testaram 47 carros em Le Mans antes da corrida oficial deste fim de semana, formam apenas o segundo esquadrão de uma marca japonesa a vencer em Le Mans, feito que não ocorria desde 1991. O fato reserva capítulo especial na história para o piloto Kazuki Nakajima: ele é o primeiro profissional japonês a vencer em um carro japonês.
O resultado conquistado pela marca neste fim de semana é fruto de esforços consistentes da TOYOTA GAZOO Racing na busca por melhorias contínuas na tecnologia propulsora híbrida-elétrica, que venceu a corrida com 35% menos combustível do que em 2012, data que marcou retorno da Toyota às corridas de endurance.
A competição terá um intervalo de nove semanas até o retorno, que acontecerá de 17 a 19 de agosto, com apresentação das 6 Horas de Silverstone, a terceira rodada, de um total de oito que compõem a temporada 2018/2019 WEC.