Customização é com ele! O mito Chip Foose, esteve no Brasil, dia 3 de setembro, para a lançar a nova linha de produtos de seu patrocinador master 3M. Mas quem pensa que a vida de Foose foi fácil, se engana! ´Em 1998, quando trabalhava com Boyd Coddington estava dois meses sem receber, a hipóteca da minha casa vencendo e minha mulher –Lynne- me traz a notícia de que seria pai. O jeito foi partir para a minha própria empreitada que deu resultado me tornando no que sou hoje. `Obviamente que isso impuslionou a sua carreira tornando o no que é hoje em dia.
Chip Foose tem, relativamente,uma carreira curta. Chip nasceu e cresceu em Santa Barbara, California, e os automóveis passaram a fazer parte de seu DNA (aquela máxima usada por muitos do vírus do gasolina). O primeiro trabalho foi na empresa de seu pai, a Project Design. Com apenas 12 anos de idade, Chip já tinha cinco de experiência e também havia pintado seu primeiro carro, um Porsche 356. ´Nessa época, trabalhando com meu pai, eu não sabia se contruia ou destruia carros. Aprendi muito com ele e, acho, que o que sou hoje em dia devo a ele.`
Curso de Design
Mas, sua carreira mudou com um encontro casual outro costumizador de renome: Alex Tremulus, o criador do “Tucker”. Este mero encontrou, serviu de motivação de Chip para ingressar no Art Center College Design, localizada em Pasadena, Califórnia, EU, onde se formou em Design de Produto Automotivo em 1990 com honras.Chip lembra que aprendeu muito com Tremulus: `Foi um verdadeiro mestre e me ensinou muita coisa.´
Mesmo sem ser ter concluído o curso de Design Automotivo, em 1986, Chip Foose foi Staff Designer/Fabricante para a Asha Corporation, tornando-se diretor de design em 1989, sendo responsável por conceber novas idéias e pela fabricação de protótipos para o OEM (Original Equipment Manufacturer). Outros trabalhos incluem na Stehrenberger como designer automotivo, criando ilustrações e modelos conceituais; Baker Sportronics, como designer-chefe e fabricante de veículos elétricos utilizados na NFL e MLB, e, claro, trabalhando com seu pai na concepção e construção de hastes da rua, veículos de estúdio e carros para filmes como Blade Runner, Robocop, e 60 Minutos.
Em novembro de 1990, Chip Foose começou um relacionamento com Boyd Coddington e Hot Rods por Boyd, onde tornou-se o presidente. Chip, que é amplamente aclamado por sua “Boyd Look” de design e habilidades criativas, foi responsável por muitos veículos de renome internacional, tais como: Roadster, Sportstar, Boydster I e II, e Boyd Air, para citar alguns. A relação de Chip com Boyd, no entanto, terminou em 1998 com o drama de não receber salário.
Foi então que Chip e sua fiel companheira Lynne fundaram a Huntington Beach, a Foose Design, que é empresa de desenvolvimento de design e produto automotivo especializado em ilustração, gráficos, produção de modelo de ideação, pavimentação e conclusão de construção de automóveis e produtos relacionados com automóveis. Estes produtos estão disponíveis para consumidor final, televisão, cinema e fabricantes de automóveis.
E nasce o Rides e Overhaulin
O ano de 2002 deu uma guinada na vida de Chip tornando-o mundialmente conhecido: No final daquele ano fechei um contrato com o Discovery Channel e nasceu o programa “Rides”, que foi ao ar repetidamente na rede TLC em março de 2003. Este documentário mostrava vários veículos premiados, porém o foco era para dar aos espectadores a oportunidade de conhecer os projetos de minha empresa´.
O ano de 2004 provou ser tão emocionante para Chip: Neste ano nasceus a minha série “Overhaulin ‘”, que passou a ser exibida na rede TLC no final de abril de 2004. Foram cinco temporadas bem sucedidas nos livros e cerca de 90 veículos restaurados que continua a ser exibido na TV.
E o ano de 2005 marcou a carreira de Chip que foi convidado por John Lasseter, da Pixar, para contribuir com esquemas de pintura e tratamentos gráficos para alguns personagens do filme “Carros”. Esta relação, desde então, expandiu-se para uma vitrine de Chip Foose “Carros” em parques temáticos da Disney e um papel como consultor na sequência, “Carros 2”.
Em 2009, Chip fez um retorno à televisão, servindo como juiz convidado no Discovery Channel “Car final Build-Off”, onde as melhores lojas de auto em Los Angeles, Detroit e Atlanta competiram por uma chance de sucesso e um grande prêmio de US$ 100.000. Recentemente, ele também organizou a série de documentários “American Ícone: The Hot Rod” no Discovery HD Theater. Junto com sua esposa Lynne, Chip continua a exercer o seu negócio, Foose Design, onde projeta e constrói obras automotivas.
Os prêmios
- 1997 – ganhou espaço no Hall of Fame de Hot Rod no 50º aniversário do Peterson Publishing, no SEMA (Specialty Equipment Market Association) Las Vegas, Nevada, sendo história o mais jovem (31 anos) do Hall of Fame de Hot Rod. ano.
- 1998 – prêmio Good Guys Trendsetter criando, mais uma vez, um momento histórico na indústria Hot Rod.
- 1999 – prêmio AMBR (América Most Beautiful Roadster) no 50 º aniversário do programa Grand National Roadster com “Shockwave”, de Fred Warren.
- 2000 – prêmio AMBR “0032”. No geral, Chip esteve envolvido em sete diferentes projetos vencedores do ABMR, o último em 2006.
- 2002 – Prêmio “Ridler” no 50th aniversário do Detroit Autorama com o “35 Chevy Master”, de Bob e Wes Rydell, também conhecido como o “Mestre”. Ele foi introduzido no Darryl Starbird Rod & Custom Car
- Ao longo de toda sua carreira, Chip teve a honra de receber o prêmio Good Guys Street Rod of the Year oito vezes.